Quando um ícone de uma indústria nos deixa, aspectos de concorrência são imediatamente deixados de lado para serem prestadas as devidas homenagens. A DC Comics acredita nisso a ponto de dedicar uma página de todos os seus quadrinhos deste mês para homenagear Stan Lee, uma das maiores forças da concorrente Marvel, que faleceu em novembro de 2018.
A imagem pode ser vista abaixo, trazendo a seguinte mensagem: “Com o maior respeito da ‘Distinta Concorrência’, EXCELSIOR!”.
“Distinta Concorrência” (ou “Distinguished Competition”, no inglês) era a forma pela qual Lee se referia à DC em suas correspondências e anedotas impressas nos quadrinhos mais antigos da Marvel. “Excelsior” é o bordão criado e eternizado por ele e pode ser encontrado, hoje, em praticamente todas as mídias da editora que o empregou durante décadas.
Stan Lee morreu em 12 de novembro de 2018, aos 95 anos, por motivo de parada cardíaca e falência pulmonar. Ele ingressou à Marvel em 1939, então com 17 anos. Na época, a empresa ainda se chamava “Timely Comics”. Durante seus longos anos dedicando-se à editora, Lee, em conjunto com outros escritores (em especial Jack Kirby e Steve Ditko), foi o cocriador responsável por trazer ao mundo heróis mundialmente famosos, como Homem-Aranha, os X-Men, Homem de Ferro, Thor, O Incrível Hulk, Quarteto Fantástico, Pantera Negra, Demolidor, Doutor Estranho, Feiticeira Escarlate, Homem-Formiga, entre outros.
O escritor havia se aposentado de suas atividades diárias na Marvel na década de 1990, mas manteve-se ativo nos trabalhos da empresa em outras mídias (que ele próprio ajudou a desenvolver), sobretudo suas aparições momentâneas em todos os filmes protagonizados pelos heróis que criou. Ao início de Vingadores: A Era de Ultron, ele aparece bêbado após compartilhar uma bebida com Thor (vivido por Chris Hemsworth) e balbucia seu bordão “Excelsior”.
O Canaltech escreveu um dossiê bem extenso sobre o legado de Stan Lee poucos dias depois de sua morte.
Fonte: IGN