Tribuna Ribeirão
Cultura

Exposição celebra ligação entre Brasil e Portugal

Quem estiver de férias pelo Rio de Janeiro poderá visitar a exposição intitulada “Cristo Rei – Cristo Redentor e A Cruz”, que apresenta 12 quadros, em tinta acrílica e técnica mista so­bre madeira, tendo alguns dos quadros grandes dimensões, de­signadamente 220 cm x 140cm.

A mostra pode ser visita­da até 6 de março de 2019, no Centro de Visitantes Paineiras, no Rio de Janeiro. Depois segue para o Memorial da Devoção, na cidade de Aparecida. Poste­riormente para o Museu de Arte Sacra, em São Paulo.

“Todos os trabalhos que criei procuram mostrar o impacto deste ícone mundial. A figura geométrica formada por duas linhas ou barras perpendicula­res – dividindo uma das duas, ou ambas, ao meio, sempre me fascinou e habita o meu incons­ciente que também é o incons­ciente coletivo da humanidade desde os seus primórdios, que por sua alusão ao martírio de Jesus, tornou-se o principal sím­bolo do Cristianismo. O público terá uma visão da cruz além do aspecto religioso”, conta o artista José Jorge.

O processo para criação da mostra se iniciou em 2003 quando o artista expôs pela pri­meira vez suas obras publica­mente. A qualidade das obras e sucesso de crítica fundamen­tada nas palavras do professor de arte José Augusto França foi o vetor para a Arquidiocese do Rio de Janeiro trazer a exposi­ção completa para o Brasil, que esteve anteriormente em exibi­ção no Santuário Nacional de Cristo Rei, em Portugal, mo­numento religioso inspirado na estátua de Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

“A história do Brasil está des­de o início marcada pela presen­ça da cruz. O primeiro nome do país foi Ilha de Vera Cruz, e de­pois Terra de Santa Cruz. Só de­pois veio o nome de Brasil. Após conhecer o trabalho do José Jor­ge, achamos de extrema impor­tância apresentar para o público brasileiro as obras de Jorge, em especial nesse momento em que os laços entre o Brasil e Portugal estão mais ligados do que nun­ca,” contextualiza Carlos Boiça responsável pela produção da exposição no Brasil.

“É uma alegria começar as comemorações pelos 10 anos dessa ligação histórica entre os Santuários do Brasil e de Por­tugal — a geminação do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, com o Cristo Rei, de Almada — com esta exposição mara­vilhosa!”, complementa padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, no Corcovado.

Postagens relacionadas

Sesc Ribeirão inicia sexta o Festival Ribeirão Cena Contemporânea

Redação 1

Um convite para voar com Santos-Dumont

Redação 1

Fabio Gouvea lança ‘Decênio’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com