Chegamos ao final de mais um ano. É neste momento que refletimos sobre o ciclo que se encerra, com a possibilidade de boas novas logo ali na frente, a começar na semana que vem. E estou certo que nossa gestão terá muitas novidades que mudarão a vida das pessoas mais do que já mudou nestes dois primeiros anos de mandato, com um apertado resumo logo a seguir. Porque no ano que vem seguiremos colocando em prática o nosso planejamento para a cidade, investindo em obras e serviços em favor da população.
Felizmente terei dificuldades em enumerar tudo o que conseguimos realizar nestes dois anos de administração. Foram muitas as conquistas após um planejamento bem feito e a dedicação de toda a equipe em realizar muito, mesmo diante de limitações externas que não permitiram a expansão das receitas, mas ampliaram em muito as necessidades de se aumentar as despesas.
Ainda assim conseguimos investir em todas as áreas da nossa administração. Começando por inaugurações recentes, tiramos do papel as obras de mobilidade urbana com a inauguração de três novas pontes, sobre o córrego Retiro Saudoso, que ligarão o Centro a importantes bairros da zona Norte, principalmente o bairro Campos Elíseos. Ainda na mobilidade urbana recapeamos e pavimentamos 200 quilômetros de vias públicas e estamos terminando a duplicação da avenida Antonia Mugnatto Marincek. Também colocamos em circulação 105 novos ônibus e sete micro-ônibus e entregamos os três novos terminais de embarque e desembarque no entorno da Catedral Metropolitana.
No setor habitacional entregamos 6.951 casas e inauguramos um novo bairro que terá 6.991 unidades habitacionais. Há ainda 3.354 casas em construção e 11.560 em fase de aprovação. Após a aprovação da revisão do Plano Diretor, estamos trabalhando de forma acelerada na elaboração de leis e planos complementares, de forma a facilitar a expansão da cidade, com uso e ocupação do solo de forma segura e em obediência ao bom planejamento e preservação dos recursos naturais.
Na saúde conquistamos o 1º lugar no índice de satisfação entre as dez maiores cidades do estado de São Paulo, em levantamento feito pela empresa Indsat. Registramos em 2018 o menor índice de casos de dengue dos últimos 12 anos. Reduzimos a menos de 1% o percentual de medicamentos em falta na rede pública de saúde. De 350 itens oferecidos, as faltas de 3 a quatro (eram 69 no início de 2017) são pontuais e corrigidas de forma rápida. Melhoramos significativamente o pronto atendimento com o programa “Saúde Melhor”, ao mesmo tempo em que reduzimos o tempo de espera por exames, que são feitos nas próprias unidades.
A Secretaria da Educação criou 900 vagas na educação infantil e implantou oito novas salas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), com 210 novas vagas. A partir de 2019, os pais poderão acompanhar o desenvolvimento de seus filhos por meio do boletim escolar eletrônico. Também a partir do próximo ano os alunos do 1º o 5º ano do Ensino Fundamental I terão professores de arte.
Estamos próximos da universalização do saneamento básico. No primeiro semestre de 2019, com a conclusão das obras de implantação de 97,2 quilômetros de interceptores de esgotos, teremos 100% de água tratada, 100% de esgoto afastado e coletado e 100% de esgoto tratado.
Há muito mais a informar em um balanço completo, que será divulgado nos próximos dias. Mas antes de encerrar quero relatar uma medida administrativa muito importante. Priorizando o pregão eletrônico nas concorrências públicas, economizamos R$ 100,7 milhões em aquisições de bens e serviços.
Em 2019 o ritmo será mantido e ampliado, para chegarmos a ótimas notícias no final. E que tenhamos todos um ano novo repleto de realizações.