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A Neurociência do Treinamento Cerebral (6)

O Treinamento cerebral, enquanto possibilidade de melhorar, reabilitar ou simplesmente de manutenção da função cognitiva por meio de exercí­cios cognitivos, ainda que apresente popularidade crescente, permanece altamente controverso. Motivos para isso? A impossibilidade de mensurar tanto as expectativas dos que dele participam, quanto o grau de melhoria que tal influência nestes provoca.

Neste contexto, visando conhecer a eficácia percebida do software de treinamento cerebral, pesquisadores criaram um questionário com cinco questões principais, descritas a seguir: (1ª) as pessoas tendem a ter expec­tativas neutras, positivas, otimistas ou pessimistas em relação ao treina­mento cerebral?; 2ª) Uma breve mensagem divulgando (ou contestando as alegações de) a eficácia e a vitalidade do treinamento cerebral leva os participantes a relatar otimismo elevado ou reduzido?; 3ª) Os adultos mais velhos, comparados aos jovens adultos, são otimistas sobre o treinamen­to do cérebro?; 4ª) percebe-se eficácia oriunda da freqüência e dosagem propostas no treinamento?; e, finalmente, 5ª) existem outras características individuais associadas às expectativas mais altas (ou mais baixas)?

Para tanto, foram medidas as expectativas de 499 participantes (jovens, homens e mulheres adultos e idosos), recrutados da comunidade através de panfletos, anúncios e propaganda boca a boca. O que foi constatado? Que, com base no conhecimento que os participantes tinham da publi­cidade e de outras fontes do mundo real, as pessoas são relativamente otimistas em relação ao treinamento cerebral. Dentre esses, no entanto, mensagens breves são capazes de influenciar as expectativas relatadas sobre os resultados do treinamento cerebral. Como? Uma breve men­sagem positiva pode aumentar o otimismo relatado, enquanto a leitura de uma breve mensagem negativa pode diminuí-lo. Também, adultos mais velhos parecem mais otimistas quanto ao treinamento cerebral do que os adultos jovens, relatando ter conhecimento sobre treinamento cerebral e computadores.

Em conjunto, o que isso significa? Esses dados indicam que as percep­ções de treinos cerebrais são maleáveis, pelo menos em alguma medida, podendo variar dependendo da idade e de diversos fatores. No caso específico, o questionário serviu como uma ferramenta simples e de fácil incorporação para avaliar a validade de intervenções de treinamento cerebral capazes de criar uma covariável para explicar as expectativas em análises estatísticas.

Assim, avaliações de expectativas dos participantes antes, durante e depois do treinamento cerebral, provavelmente, serão formas úteis, em estudos futuros, para acompanhar a evolução do processo, não importan­do se o projeto é correlacional ou experimental.

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