Tribuna Ribeirão
Cultura

Animais ganham presentes de Natal

Nem o forte calor registrado no período da manhã desta sexta-feira, 21 de dezembro, impediu a festa dos animais do Bosque e Zo­ológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, em Ribeirão Preto. Eles ganharam presentes de Natal. O primeiro morador a receber a caixa recheada de frutas foi Re­nan, o urso de óculos. Após um refrescante mergulho no lago, ele tomou o seu “café da manhã” com a cesta natalina.

Os leões e os macacos foram os que ficaram mais conten­tes com os presentes. O maca­co-aranha carregou o presente já aberto por toda o recinto. Já um dos leões entrou na caixa e só depois de comer tudo, saiu rasgando o papelão. O maca­co mandril, por ter que esperar para receber presente, ficou in­quieto. Mas logo se acalmou ao abrir a caixa e ver várias frutas, prontas para serem devoradas.

As onças-pintadas foram mais tímidas com o recebimento dos presentes. Já as suçuaranas preferi­ram esperar o calor diminuir e o ar ficar mais fresco para abrirem as caixas. Segundo a bióloga do Bos­que Fábio Barreto e idealizadora do “Natal dos Animais”, Marisa dos Santos, realizar o evento é mais do que uma prática de en­riquecimento alimentar, “já que passamos o ano inteiro juntos [equipe do bosque e os animais], nada melhor do que comemorar com eles”.

 

A primeira edição do evento aconteceu em 2011, com iniciati­va da bióloga e dos estagiários da época. Outras datas também são comemoradas com os moradores do bosque, como a Páscoa e o Dia dos Animais. Durante toda esta sexta-feira, a equipe celebrou o Natal com os bichos, entregando presentes em cada recinto. O Bos­que Municipal Fábio Barreto abri­ga 156 espécies, num total de 830 animais. O zoo tem 288 peixes de 33 espécies, 233 répteis de 25 espé­cies, 193 aves de 65 espécies e 119 mamíferos de 33 espécies.

Os destaques são os elefantes asiáticos Mayson e Bambi, o urso de óculos Renan, as onças-pinta­das Lilica e Spyke, as suçuaranas Tito e Tite, os leões Simba e Zeus, a anta brasileira Giovane, o ma­caco-aranha Maya e o mandril Prince, conhecido como Teco. Criado em 1937, tem 138 recin­tos para os animais.

Está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, la­gos, flores, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de al­tura. O local funciona de quarta a domingo, das nove às 16h30. A entrada é franca.

Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos, mas estará fechado nesta segunda (24) e na terça-feira, 25 de dezembro (Na­tal). Na quarta-feira (26), abrirá a partir do meio-dia. Em 1º de janeiro de 2019 também estará fechado, reabrindo no dia 2, às 12 horas. Nos outros dias funciona normalmente, das 9h às 16h30. Mais informações podem ser so­licitadas pelos telefones (16) 3636- 2283 e 3636-2513.

Postagens relacionadas

Livraria Cultura consegue liminar no STJ e reverte falência pela segunda vez

William Teodoro

LEA promoverá atividades online em parceria com Feira Internacional do Livro e Biblioteca Sinhá Junqueira

Redação 1

Vídeo – Anna Maria Chiavenato

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com