A empresa Sanit Engenharia Eirelli venceu a licitação realizada na terça-feira, 18 de dezembro, para as obras de substituição de 42,2 quilômetros de redes de água com a proposta de R$ 12.209.623,41, valor 11,94% menor do que o previsto no edital, que era R$ 13.865.393,28. A troca das redes vai beneficiar os bairros Campos Elíseos, Jardim Macedo, Jardim Recreio e Jardim São Luiz.
As obras serão realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade e Saneamento, do Ministério das Cidades, do governo federal. Nestes bairros serão substituídas redes antigas, algumas com mais de 40 anos, e que apresentam constantes vazamentos. No Jardim São Luiz, as redes instaladas são de amianto, produto que teve o uso proibido.
A empresa vencedora, que foi a única a apresentar proposta, terá o prazo de 12 meses para a realização das obras a partir da assinatura da ordem de serviço. “O trabalho de substituição de redes antigas é fundamental para a redução de perdas no sistema de abastecimento”, afirma o superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte.
Obras
O bairro Campos Elíseos terá a substituição do maior trecho de redes, com 15.940 metros. Em seguida vem o Jardim Macedo, onde serão trocados 14.770 metros de tubulações. No Jardim São Luiz serão substituídos 8.671 metros, enquanto no Jardim Recreio serão 2.856 metros de novas redes instaladas.
Dos 42.237 metros de redes antigas a serem substituídos, a maior parte, 39.381 metros, será pelo método não destrutivo, que permite a instalação sem a necessidade de abertura das ruas, causando menor impacto para a população. Apenas 2.856 metros serão implantados pelo método tradicional. O contrato também prevê a substituição de 8.648 ramais de abastecimento dos imóveis nos quatro bairros beneficiados.