Tribuna Ribeirão
Economia

Comércio de Ribeirão Preto – Vendas do varejo caem pela 9ª vez

Nem a mega promoção Black Friday ajudou e o varejo de Ribeirão Preto voltou a registrar queda nas vendas. O balanço do mês passado indica recuo de 3,12% em compa­ração com o mesmo período de 2017. O resultado de novembro foi o nono negativo e o terceiro pior deste ano, atrás do de maio, com retração de 3,99%, e do de outubro, de 3,19%. O comércio ribeirão-pre­tano havia interrompido a série de déficits com leve recuperação de 0,79% em agosto, depois de seis meses no “vermelho”.

Até então, os lojistas só haviam obtido saldo positivo em janeiro, com aumento de 1,36%. Em se­tembro houve retração de 0,39%. Neste ano, em Ribeirão Preto, hou­ve recuo de 2,9% em julho e junho fechou em queda de 1,95%. Feve­reiro terminou com baixa de 2,36%, assim como março, com 1,99%, e abril, de 2,59%. Em maio, porém, caiu 3,99%. Foi um dos mais rele­vantes resultados negativos dos últimos anos, reflexo da greve dos caminhoneiros que parou o País.

As vendas do setor subiram 0,38% em dezembro – o Natal aju­dou a interromper uma sequência de três meses seguidos no “verme­lho”, mas o carnaval interrompeu a boa fase. Apesar dos números, os lojistas acreditam que a situação vai melhorar este mês. Os dados divul­gados são da Pesquisa Movimento do Comércio, realizada pelo Sindica­to do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp).

Entre os empresários entrevis­tados, 70,8% afirmam que as ven­das de novembro de 2018 foram piores do que no mesmo período do ano passado, enquanto 25% dizem o contrário e 4,2% conside­ram os dois períodos equivalen­tes. Os nove setores pesquisados fecharam o mês no “vermelho” e o pior resultado foi registrado no de eletrodomésticos (-5,16%) seguido por vestuário (-4,81%), cine/foto (-4,30%), livraria/pape­laria (-3,51%), móveis (-3,35%), ótica (-3,28%), tecidos/enxoval (-2,66%), calçados (-0,75%) e pre­sentes (-0,28%).

“Nenhum dos setores parti­cipantes da pesquisa apresentou crescimento, o que torna o resul­tado ainda mais contundente. O consumidor continua reticente a realizar gastos, porém todas as discussões envolvendo os camelôs no calçadão de Ribeirão Preto difi­cultaram ainda mais as vendas”, comenta Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sincovarp, respon­sável pelo estudo.

As vendas no varejo ribeirão -pretano caíram 1,13% no acumu­lado do ano passado. O índice foi melhor do que os de 2016 (queda de 2,73%) e 2015 (recuo de 3,78%) e pior que a retração de 0,46% de 2014. O pior resultado de 2017 foi registrado em outubro – nem o Dia das Crianças conseguiu segurar os negócios do setor –, com recuo de 2,84%, apesar de o Sincovarp ter informado em fevereiro que o re­sultado foi de -2,68% com ajustes.

Em novembro a queda foi de 1,21% e, em setembro, as ven­das recuaram 0,63%, depois de registrar crescimento de 1,13% em agosto e de 0,08% em julho. O sindicato já havia registrado queda de 1,58% em junho, 1,56% em maio, 1,78% em abril, 0,87% em março, 2,47% em fevereiro e 1,97% em janeiro.

Além da incerteza no campo político, desde as denúncias contra o presidente Michel Temer (MDB) e a improvável eleição de Jair Bol­sonaro (PSL), Rodrigues também a cita o comércio informal como um dos fatores que influenciaram o resultado. “No ambiente microeco­nômico, o varejo de Ribeirão Preto tem sofrido com as indefinições re­lacionadas aos camelôs”, diz.

“Ao se posicionarem no cal­çadão, oferecem concorrência desproporcional aos comerciantes estabelecidos nas portas de suas lojas, oferecendo produtos de ori­gem duvidosa e livres dos custos de manutenção de um ponto co­mercial naquela localidade e im­postos. Esse movimento afugenta ainda mais o consumidor que de­seja realizar suas compras no cen­tro da cidade”, finaliza Rodrigues.

Postagens relacionadas

Saque-aniversário do FGTS em 2024 já está disponível

Redação 2

Região fatura R$ 4 bi com o Natal

Redação 1

Prorrogar auxílios pode contrair economia, diz Campos Neto

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com