Tribuna Ribeirão
Artigos

Professor Dutra de Oliveira

Em feliz data comemorativa do nonagésimo aniversário do querido Professor José Eduardo Dutra de Oliveira, ilustre docente emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, queremos cumprimentá-lo, destacando passagem de sua vida profissional muito significativa para os alunos da primeira turma de médicos da antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, atual Faculdade de Medici­na de Botucatu-UNESP.

O curso médico iniciado naquela instituição em 1963 evoluía nas disciplinas básicas e a grande expectativa dos alunos da primeira turma era justamente o inicio da fase de treinamento clínico. Já adentrava o ano de 1965 e eles aguar­davam o delineamento didático previsto para a fase seguinte que seria obrigatoriamente hospitalar. Duas outras turmas já estavam cursando o básico e também seguindo para o aplica­do, totalizando quase trezentos alunos.

Uma luz de esperança surgiu, entretanto, nos ho­rizontes brilhantes daquela novel instituição com a che­gada a Botucatu-SP do PRO­FESSOR PIONEIRO EM CLÍNICA MÉDICA, vindo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Nunca aqueles alunos da FCMBB tinham sentido tanta expec­tativa como naquela fase do Curso. Foi com a chegada do ilustre PROFESSOR JOSÉ EDUARDO DUTRA DE OLIVEIRA que aqueles jo­vens sonhadores reiniciaram nova fase de conquistas.

Professor Dutra era altamente preparado para desafios. Chegou para dar seguimento seguro aos novos rumos da nos­sa trajetória disciplinar médica. Implantou naquela Faculdade o primeiro CURSO DE APLICAÇÃO EM MEDICINA DA FCMBB, com o auxílio de sua equipe de competentes médi­cos assistentes daqui de Ribeirão Preto.

Para nós, além de um tesouro – que só professores qua­lificados possuem – significava segurança de aprendizado e esperança no futuro da instituição. Ele mudou nossas expec­tativas de alunos ansiosos, futuros médicos.

Por esse motivo somos gratos ao ilustre mestre pioneiro em Botucatu-SP e transmitimos, através nossos representan­tes, Dra. Irene Pinto Silva Masci e Dr. Francisco Habermann, efusivos agradecimentos, com votos de feliz aniversário.

Ao ilustre professor deixamos o nosso louvor e agradeci­mento eterno.

Postagens relacionadas

A viagem do homem

Redação 1

Bancos de desenvolvimento, farol no cenário de guerra e incerteza

William Teodoro

Mensurando Psicologia (10): Declínio Cognitivo na Doença de Parkinson 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com