Tribuna Ribeirão
Cultura

Alunos da Unaerp são premiados em festival

Documentário produzido por alunos do curso de Jornalis­mo da Universidade de Ribeirão Preto, com apoio da equipe da TV Unaerp, ganhou o primeiro lugar na 13º edição do Fest Aru­anda 2018. Esse é o quarto ano consecutivo que a instituição de ensino superior conquista este prêmio – no total já são cinco “estatuetas” conquistadas no evento nacional.

“Sal e Muro” – uma produção dos alunos Líria da Cruz Macha­do, Paulo Henrique Apolinário, Paulo Henrique Moreno, Juliana Marina Leal N. de Deus, Maria Júlia Pereira V. Saretta e Bruna Cristina Romão – retrata a histó­ria de três ex-presidiárias que revi­vem a época dos muros e sofrem por causa disso. O documentário propõe uma reflexão importante não apenas sobre o sistema penal, mas também sobre preconceito.

Em 2013, o vencedor foi o documentário “O Pedro”, com a história do Theatro Pedro II de Ri­beirão Preto, e em 2015 o prêmio foi para o documentário “Baque chamou”, um retrato do movi­mento maracatu na cidade. Em 2016, o vídeo vencedor, “Marca-dos”, trouxe a história de supera­ção de adultos que quando crian­ças foram vítimas de maus-tratos.

Em 2017, quando o Projeto DOC completou dez anos, mais um prêmio, o primeiro lugar também em Aruanda ficou com o vídeo “O amor tem gênero?”, que revela histórias sinceras e in­tensas de pessoas que amam sem rótulos. “Somos pentacampeões no Fest Aruanda e estamos muito felizes com mais essa premiação, que atesta mais uma vez a quali­dade técnica e de conteúdo do­cumental que produzimos aqui”, conta a professora que orientou o trabalho e também é coordenado­ra da TV Unaerp, Flávia Martelli.

O Fest Aruanda, realizado em João Pessoa, na Paraíba, é atual­mente o principal festival com uma categoria de produção de TVs universitárias, com premia­ções de melhores reportagens, programas de TV, interprogramas e documentários. “Essa premia­ção pela quinta vez no festival, que tem amplitude nacional, é resul­tado de um trabalho conjunto e mostra o diferencial do nosso cur­so”, diz Gil Santiago, coordenador de Jornalismo da Unaerp.

“Sempre sonhei com esse tema e quando o grupo foi mon­tado só agregou ainda mais”, conta Líria Machado, aluna de jornalismo da Unaerp, que pro­pôs a temática para a realização do documentário. “Nós queríamos fazer esse documentário desde o primeiro momento em que tive­mos contato com o tema, porque consideramos importante abor­dar questões sociais dessa natu­reza”, contam Paulo Apolinário e Juliana Leal.

“Chegar ao fim do curso com essa premiação foi mara­vilhoso para todos nós, porque além do documentário também ficamos em primeiro lugar na categoria reportagem”, contam Maria Júlia Pereira e Bruna Romão – esta reportagem pre­miada fala sobre a recuperação das matas remanescentes em Ribeirão Preto. A Unaerp tam­bém levou menção honrosa com a matéria de televisão sobre Alzheimer das alunas Maria Ju­lia Pereira e Francine Rodrigues.

Postagens relacionadas

Hoje tem Demônios da Garoa no Regatas

Redação 1

Hospital do Amor – Duplas farão show beneficente em RP

Redação 1

Restaurado, painel de Tarsila será exposta no Centro Cultural São Paulo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com