Tribuna Ribeirão
Geral

Moro/Battisti – Asilo foi por ‘motivações político-partidárias’

O futuro ministro da Justi­ça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou nesta segun­da-feira, 17, que não cabe ao Brasil interferir na condenação de Cesare Battisti e que o asi­lo concedido ao italiano anos atrás teve motivações “político -partidárias”.

“A Itália é um país que tem o Judiciário forte, indepen­dente e não cabe ao Brasil fi­car avaliando o mérito ou não da condenação”, disse Moro a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição. “Na minha avaliação, o asilo que foi concedido a ele (Battisti) anos atrás foi um asilo com motiva­ções político-partidárias e em boa hora isso foi revisto.”

O italiano foi condenado em seu país à prisão perpétua por quatro assassinatos nos anos 1970. Na última quin­ta-feira, 13, o ministro do Su­premo Luiz Fux revogou uma liminar que concedia habeas corpus a Battisti, determinou sua prisão cautelar e abriu ca­minho para sua extradição.

Battisti ainda não foi en­contrado pela Polícia Federal. Ele é oficialmente considera­do foragido. Neste domingo, 16, a PF divulgou 20 imagens de Battisti com disfarces que ele pode estar usando para driblar os investigadores que o procuram.

Moro disse que os países têm que cooperar contra a cri­minalidade e que a coopera­ção jurídica internacional não pode ser movida por critérios políticos partidários.

“Ele (Battisti) retornando à Itália, esperando que ele seja encontrado, cabe a ele levar as reclamações quanto eventual injustiça da condenação para os órgãos de justiça italianos que têm plenas condições de decidir qualquer problema que tenha havido eventual­mente na condenação”, decla­rou o ex-juiz da Lava Jato.

Anúncio
O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, anunciou nesta segunda-feira, 17, que a subpro­curadora-Geral da República Maria Hilda Marsiaj Pinto vai chefiar a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ). A declaração foi feita em Brasília no Centro Cul­tural Banco do Brasil (CCBB), local onde trabalha a equipe de transição do governo.

Postagens relacionadas

Dez bairros podem ficar sem água nesta terça-feira

Redação 2

Canadá é o primeiro país a legalizar nacionalmente o uso da maconha

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com