Tribuna Ribeirão
Artigos

Dificuldades de comunicação num mundo altamente conectado

É inegável que vivemos a era do Digital, da hiperconectivi­dade, em que as informações sobre tudo e sobre todos chega para nós a todo momento. Sabemos o que acontece em qual­quer parte do mundo, sem restrição de horários ou mesmo de línguas. A tecnologia quebrou todas as barreiras: geográficas, temporais e linguísticas.

Na dúvida sobre algum conteúdo, é fácil recorrer a tradu­tores ou até mesmo ao novíssimo machine learning e seu uso da inteligência artificial para o aprendizado. Até mesmo as fake news, que invadem nossas redes todos os dias, também podem ter a veracidade dos seus fatos atestadas. Falando assim, parece que tudo está mais fácil atualmente. Mas, então, por que um dos maiores problemas do mundo hoje, princi­palmente no meio corporativo, é a comunicação?

Justamente pela superinformação que vivemos hoje, pelo excesso de estímulos que recebemos a todo momento, que alteraram o fluxo da comunicação e abriram espaço para a colaboração e a democratização da informação. Se antes, tínhamos nas empresas uma comunicação prioritariamente vertical, com as informações vindo de cima para baixo, obe­decendo as hierarquias, hoje a horizontalização faz parte da realidade da comunicação corporativa.

A tendência de que o mundo adota o inclusivo no lugar do exclusivo afetou diretamente a comunicação e chegou nas empresas. Agora, cabe a este novo líder (ou o líder 4.0, ado­tando o conceito de Kotler) organizar e trabalhar este fluxo, de forma a evitar os boatos e os excessos de informações e veículos que tornam a comunicação esquizofrênica.

Uma comunicação sem planejamento, sem pensar na integração dos diversos meios existentes na empresa (no cros­smedia) não surte o efeito desejado e, mais do que isso, gera ruídos que levam a inúmeras consequências, como desmoti­vação, baixa produtividade, clima organizacional ruim, líde­res que não são referência e falta de engajamento. Este último, aliás, é tema estratégico em todo meio corporativo. Engaja­mento está totalmente ligado à comunicação e seus líderes.

Entender esta mudança no fluxo comunicativo e todo o mindset colaborativo que a conectividade trouxe é premissa básica para todo líder 4.0. Afinal, o engajamento dos cola­boradores à missão da empresa é de total responsabilidade dos gestores. Parafraseando John C. Maxwell, um dos maio­res especialistas em liderança do mundo, “Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra”.

Postagens relacionadas

O século 21 pede passagem!

Redação 1

O adeus a uma liderança empresarial…

Redação 1

Cartografia e Literatura: os mapas coloniais

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com