Organizada pelos professores Maria de Lourdes Veronese Rodrigues, Júlio Sergio Marchini, Hélio Cesar Salgado e Carlos Gilberto Carlotti Junior, as obras trazem parte da história das três primeiras décadas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP.
As obras abordam a criação e as mudanças de suas estruturas organizacionais e fotografias daqueles que tornaram possível o seu nascimento e a sua existência.
Um dos motivos da iniciativa, diz a professora, foi a constatação da falta de um arquivo digital que facilite o acesso ao acervo do Centro de Memória e Museu Histórico (CMMH) da FMRP.
A apresentação coube ao professor Harley Edison Amaral Bicas, titular aposentado do departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. No texto, o professor lembra os primeiros passos ainda incertos da FMRP, que “passou por fases românticas e frutuosas até chegar à maturidade”. E, acrescenta, “nasce no tempo de Getúlio, cresce enquanto chegam JK, Brasília, a indústria automobilística e as estradas. Passa pela inesperada renúncia de Jânio, chega à conturbada era de João Goulart, precisamente quando a “guerra-fria” entre os Estados Unidos ea União Soviética alcançava seu auge, com a polarização ideológica chegando a culminâncias pelo menos na América Latina”.
O lançamento das obras aconteceu no último dia 7 deste mês, no Centro de Convenções do Hospital das Clínicas.