A principal preocupação da diretoria do Comercial para a temporada de 2019 reside no equilíbrio financeiro do clube. Com uma receita da ordem de R$ 40 mil por mês na atualidade e com despesa orçada em R$ 180 mil mensais a partir de janeiro, a meta é buscar junto ao torcedor apoio para enfrentar a série A3 e a Copa São Paulo. “Nossa proposta é chegar a cinco mil torcedores-colaboradores, com contribuição mínima de trinta reais por mês, sem contrapartida. Com isso arrecadaríamos cento e cinquenta mil reais e faríamos frente às despesas fixas,”, disse o presidente Ademir Chiari, em café da manhã oferecido pelo clube à imprensa nesta terça-feira.
O projeto do torcedor-colaborador difere do sócio-torcedor, este com contrapartidas ofertadas pelo clube, mas que não tem sido suficiente para formar caixa necessário para cobrir as despesas que se avizinham. “Até aqui conseguimos equilibrar as finanças, pois estávamos em uma divisão menor, a Série B, onde os custos eram mais baixos, com orçamento menor e receita compatível com nossas despesas. Na A3, o nível é superior, estamos montando um time forte, trouxemos uma comissão técnica vencedora e os valores são mais elevados,” explicou o dirigente. “Nossa meta é o acesso à A2,” projetou.
Em seu pronunciamento, Chiari fez um balanço das conquistas obtidas pelo clube no ano de 2018, além do acesso à A3. Ele relatou que a academia de esportes foi reformada e ganhou novos aparelhos, o mesmo acontecendo no departamento de fisioterapia, hoje equipado com aparelhos de ponta. O alojamento dos atletas passou por reformas e os apartamentos contam com camas e colchões novos, aparelhos de ar condicionado e estrutura para navegação via internet. “Também melhoramos o setor de cozinha e, graças a Deus, terminamos a cobertura da arquibancada que foi uma herança da era Lacerda”, disse.
Ademir Chiari destacou que o clube já conseguiu fazer alguns acordos trabalhistas com ex-funcionários e ex-atletas, dentro da ‘realidade do Comercial’. O presidente falou de um camarote especial construído para recepcionar autoridades em jogos na Joia e não se esqueceu de citar a reforma nos vestiários. “Tanto o nosso quanto o do clube visitante foram melhorados para oferecer maior conforto e estamos dando uma caprichada no gramado,” afirmou.
Apresentação e Palmeiras
O Comercial irá apresentar às 15 horas desta quarta-feira, na Joia, o meia-atacante Erik Bessa e o goleiro Leandro Santos, dois novos reforços para a temporada de 2019.
O Leão também já tem fechado ao menos cinco jogos-treino como parte da pré-temporada. O de maior destaque será no 12 de janeiro, em São Paulo, contra o Palmeiras, campeão brasileiro de 2018. As outras partidas serão contra o Linense, Sertãozinho, São Caetano e Novorizontino, segundo o executivo de futebol, Léo Silvério.