Tribuna Ribeirão
Cultura

Brodowski celebra os 115 anos de Portinari

Um dos maiores expoentes brasileiros das artes plásticas faria 115 anos em 30 de dezembro des­te ano. Para celebrar o aniversário de nascimento de Candido Porti­nari, a cidade de Brodowski, terra natal do pintor, preparou uma extensa programação que começa nesta quarta-feira, 5 de dezembro, e prossegue até março de 2019.

O projeto é do Museu Casa de Portinari – instituição da Secreta­ria da Cultura do Estado, gerida pela Acam Portinari – com o ob­jetivo de valorizar a produção ar­tística local e difundir e democra­tizar a cultura para a população. O estudo e a preservação das obras do artista no imóvel que outrora fora sua residência são pilares de atuação do museu.

Desta forma, a instituição re­cebe o artista, pesquisador e pro­fessor em artes plásticas e história Percival Tirapeli para abordar a arte sacra nas pinturas de Porti­nari. O encontro será nesta quar­ta-feira (5), às 19 horas, na sede do museu. O palestrante é mestre e doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Univer­sidade de São Paulo (ECA/USP) e professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Ar­tes da Universidade Estadual Pau­lista (Unesp da capital).

Ainda no campo de conser­vação e pesquisa, no dia 12, às 19 horas, a equipe do museu, o res­taurador e conservador Júlio Mo­raes e a pesquisadora do Instituto de Física da USP, Márcia Rizutto, se reúnem para uma conversa so­bre o processo de restauro feito no passado, há quatro anos, mas tam­bém do futuro do acervo, que tem um acompanhamento minucioso e pesquisas frequentes que auxi­liam no entendimento da criação artística de Portinari, desde a com­posição das tintas, até o modo de aplicação usado por ele, sempre buscando novas perspectivas para a coleção e para sua preservação.

Já entre as ações comemorati­vas está a apresentação do quinte­to de cordas da Orquestra Sinfôni­ca de Ribeirão Preto, no próximo domingo, dia 9, às 20 horas, mar­cando o lançamento das ativida­des previstas para o mês, entre elas a mostra “A Poesia de Portinari”, as “Intervenções Artísticas” e a cam­panha “Acam Portinari: 10 anos na Gestão da Cultura Paulista”.

A exposição “A Poesia de Por­tinari” ficará em cartaz até março de 2019 e propõe a comemoração dos 115 anos de Candido Portina­ri mantendo vivas a sua memória e obra, estimulando as pessoas a conhecerem a sua poesia, levan­do-a para diferentes espaços pú­blicos da cidade. Os materiais ficarão disponíveis para visita­ção ao ar livre na praça Candido Portinari e rua Floriano Peixoto até a praça Martin Moreira, am­bas no Centro, e na praça da rua Armando Santos, na Vila Nossa Senhora das Graças.

No dia 28, última sexta-feira do ano, às 19h30, será realizado o tradicional “Sarau Musical: Can­tigas de Minha Terra” que, neste ano, traz a temática “Festa do In­terior”. A imagem do interior pro­missor, simples, pacato e cheio de vida, que comprovadamente ins­pirou as melhores obras de Candi­do Portinari, e que vem acompa­nhando desde o início do século passado a expansão do segmento musical sertanejo no Brasil.

As “Intervenções Artísticas” serão apresentadas a partir de 30 de dezembro. O museu convidou os artistas plásticos locais Antô­nio Ailton Rufato, Edson Manuel Ribeiro, Ézio Marcola, Laudimar Piovani, Luciana Balbino Albiere, Rafael Mandú e Rita de Cássia Luciano para realizarem inter­venções e instalações artísticas em diversos espaços da cidade, valori­zando e potencializando a dimen­são social da arte.

Os trabalhos serão expostos no Terminal Rodoviário Primo Baggio, na Praça de Alimentação Santo Beneti e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no Centro de Brodowski, além da Unidade Mista Hospitalar Doutor Faustino de Castro, no Jardim São Manuel, na Escola Professor Marcus Or­lando Arantes Carvalho, na Vila Nossa Senhora das Graças, e Es­cola de Tempo Integral José da Sil­va Passos, no João Luiz de Vicente.

O artista e o museu

Candido Portinari
Filho de imigrantes italianos nascido em Brodowski, em 30 de de­zembro de 1903, Candido Portinari manifestou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, oferecidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos. Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Filho de imigrantes italianos, Portinari criou desde pequenos esboços até grandes obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasileiro que conseguiu maior projeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultural e político do Brasil. Figu­rou entre os intelectuais de sua época e estava sempre rodeado de diplomatas, escritores, poetas e jornalistas. Este grupo refletia sobre os problemas que afligiam a realidade do Brasil e de outros países. As mazelas que assolavam a população brasileira, o sucesso do nazifascismo e as consequências terríveis da guerra influenciaram a obra e a vida do pintor, que fez parte do Partido Comunista e teve que se exilar por um período no Uruguai.

Museu Portinari
O Museu Casa de Portinari foi inaugurado em 1970, constituindo-se de uma casa principal, dois anexos e uma capela. É mantido pela Secretaria de Estado da Cultura. Possui duas vertentes básicas: artística e biográfi­ca. Na parte biográfica, estão expostos objetos de uso pessoal do artista, documentos e a história de sua vida. O acervo artístico é constituído por pinturas murais, nas técnicas de afresco e têmpera, com temática predominantemente sacra. Fica na praça Candido Portinari nº 298 e abre para visitação pública de terça-feira a domingo, das nove às 17 horas. Nos jardins da residência encontra-se a “Capela da Nonna”, feita pelo artista para sua avó rezar. Nela Portinari pintou os santos prediletos da avó, com um detalhe muito especial – as fisionomias dos santos são de membros da sua família.

Postagens relacionadas

Ariana Grande lança ‘Positions’, álbum traz parceria com The Weeknd

Redação 1

RP recebe o 1º Festival de Verão

Redação 1

Museu volta a receber visitas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com