Neste domingo, 2 de dezembro, às 16 horas, a Orquestra USP-Filarmônica estará no palco principal do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, para apresentar seu 112º concerto especial gratuito,desta vez com canções natalinas. Maestros, músicos e solistas vão dividir o palco com os jovens do projeto USP-Música Criança, sediado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, de São Joaquim da Barra.
O Coral da Universidade Estadual Paulista (Unesp) dos campi de Franca e Jaboticabal também vai participar. O repertório ainda contempla temas de desenho e filmes infantis. A direção artística é de Rubens Russomanno Ricciardi e o concerto contará com a participação dos maestros Lincoln Reuel Mendes, José Mario Matsumoto (Orquestra Acadêmica de Crianças do projeto USP-Música Criança em São Joaquim da Barra) e Rafael Andrade (Coral da Unesp dos campi de Franca e Jaboticabal).
Os solistas convidados são o baixo Luis Felipe Souza e o trompetista Wellington Codorna Souza, ambos alunos da Faculdade de Filosofia Ciências e letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP-USP) e bolsistas da Orquestra USP-Filarmônica. O concerto de Natal é uma realização conjunta da USP e da Unesp, em parceria com a Fundação Dom Pedro II, mantenedora do Theatro Pedro II. A entrada é franca e aberta ao público em geral.
Constam do repertório obras como “The trapeze waltz” (de Joseph Campello), “Saturday night rock” (de Kenneth Henderson), “Battle of the androids” (de Rob Romeyn), “Pirates of the Caribean” (com arranjos de Paul Lavender e Larry Moore), “Black Jack” (de Pamela Wedwood), “Grande senhor (ária de Natal)” e “Jesus alegria dos homens” (de Johann Sebastian Bach, 1685-1750), “Ave Verum Corpus” (de Wolfgang Amadeus Mozart, 1756-1791), “Hornpipe” e “Aleluia” (de Georg Friedrich Händel, 1685-1759) e “Noite Feliz” (de Franz Grubert, 1787-1863).
Este será o 112º concerto da USP-Filarmônica – pela sua série mensal “Concertos USP / Theatro Pedro II” –, que tem 30 integrantes (bolsistas) – duas flautas, um oboé, uma clarineta, um fagote, duas trompas, dois trompetes, uma percussão, cinco primeiros violinos, cinco segundos violinos, três violas, quatro violoncelos e dois contrabaixos. A entrada é livre e gratuita, sem impressão de ingressos, visando sempre o mais amplo acesso, numa prestação de serviços à comunidade, parte do projeto de extensão universitária da Universidade de São Paulo, sempre atrelado ao ensino e à pesquisa.
Mais informações pelo telefones (16) 3351-8714 e 3977-8111. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Segundo o site oficial da Fundação Dom Pedro II, o espetáculo é livre para o público de todas as idades.
USP-Música Criança
O USP-Música Criança é um projeto de iniciação e formação musical, desenvolvido com a participação direta de alunos de graduação, integrados com professores, funcionários, demais alunos de pós-graduação, bem como pesquisadores da Universidade de São Paulo. O projeto pretende viabilizar a melhoria na qualidade de vida de crianças, social e economicamente desfavorecidas, no intuito de proporcionar a elas um caminho profissional na música.
Abrange a formação de instrumentistas, cantores, futuros professores de música ou mesmo apreciadores com espírito crítico. Importante também que por meio do projeto haja oportunidades de acesso aos conhecimentos multidisciplinares da música e de outras artes, sempre concebidas em seus sentidos mais abrangentes (incluindo-se ciências da natureza e estudos culturais), em contextos naturalmente internacionalizados.
O projeto USP-Música Criança conta com seu núcleo de São Joaquim da Barra, em parceria com o Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, sediada na Casa do Menor Santa Lucia, num convênio acadêmico que já atende 120 alunos desde 2016, bem como seu núcleo em Ribeirão Preto, nos centros de saúde Jamil Cury, na Vila Lobato (já em funcionamento) e Paulo Gomes Romeu (previsão de começar em 2019).