Tribuna Ribeirão
Cultura

Concerto de Natal no Theatro Pedro II

Neste domingo, 2 de dezem­bro, às 16 horas, a Orquestra US­P-Filarmônica estará no palco principal do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, para apresentar seu 112º concerto especial gratui­to,desta vez com canções natali­nas. Maestros, músicos e solistas vão dividir o palco com os jovens do projeto USP-Música Criança, sediado no Centro Cultural Car­los Alberto Nicolau, de São Joa­quim da Barra.

O Coral da Universidade Es­tadual Paulista (Unesp) dos campi de Franca e Jaboticabal também vai participar. O repertório ainda contempla temas de desenho e filmes infantis. A direção artís­tica é de Rubens Russomanno Ricciardi e o concerto contará com a participação dos maes­tros Lincoln Reuel Mendes, José Mario Matsumoto (Orquestra Acadêmica de Crianças do pro­jeto USP-Música Criança em São Joaquim da Barra) e Rafael Andrade (Coral da Unesp dos campi de Franca e Jaboticabal).

Os solistas convidados são o baixo Luis Felipe Souza e o trom­petista Wellington Codorna Sou­za, ambos alunos da Faculdade de Filosofia Ciências e letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLR­P-USP) e bolsistas da Orquestra USP-Filarmônica. O concerto de Natal é uma realização conjunta da USP e da Unesp, em parceria com a Fundação Dom Pedro II, mantenedora do Theatro Pedro II. A entrada é franca e aberta ao público em geral.

Constam do repertório obras como “The trapeze waltz” (de Jo­seph Campello), “Saturday night rock” (de Kenneth Henderson), “Battle of the androids” (de Rob Romeyn), “Pirates of the Caribe­an” (com arranjos de Paul Laven­der e Larry Moore), “Black Jack” (de Pamela Wedwood), “Grande senhor (ária de Natal)” e “Jesus alegria dos homens” (de Johann Sebastian Bach, 1685-1750), “Ave Verum Corpus” (de Wolfgang Amadeus Mozart, 1756-1791), “Hornpipe” e “Aleluia” (de Georg Friedrich Händel, 1685-1759) e “Noite Feliz” (de Franz Grubert, 1787-1863).

Este será o 112º concerto da USP-Filarmônica – pela sua série mensal “Concertos USP / Theatro Pedro II” –, que tem 30 integran­tes (bolsistas) – duas flautas, um oboé, uma clarineta, um fagote, duas trompas, dois trompetes, uma percussão, cinco primeiros violinos, cinco segundos violinos, três violas, quatro violoncelos e dois contrabaixos. A entrada é livre e gratuita, sem impressão de ingressos, visando sempre o mais amplo acesso, numa pres­tação de serviços à comunidade, parte do projeto de extensão universitária da Universidade de São Paulo, sempre atrelado ao ensino e à pesquisa.

Mais informações pelo telefo­nes (16) 3351-8714 e 3977-8111. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quar­teirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segu­rança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Segundo o site oficial da Fundação Dom Pedro II, o es­petáculo é livre para o público de todas as idades.

USP-Música Criança
O USP-Música Criança é um projeto de iniciação e formação musical, desenvolvido com a participação direta de alunos de graduação, integrados com pro­fessores, funcionários, demais alu­nos de pós-graduação, bem como pesquisadores da Universidade de São Paulo. O projeto pretende viabilizar a melhoria na qualidade de vida de crianças, social e eco­nomicamente desfavorecidas, no intuito de proporcionar a elas um caminho profissional na música.

Abrange a formação de ins­trumentistas, cantores, futuros professores de música ou mes­mo apreciadores com espírito crítico. Importante também que por meio do projeto haja opor­tunidades de acesso aos conhe­cimentos multidisciplinares da música e de outras artes, sempre concebidas em seus sentidos mais abrangentes (incluindo-se ciências da natureza e estudos culturais), em contextos natural­mente internacionalizados.

O projeto USP-Música Crian­ça conta com seu núcleo de São Joaquim da Barra, em parceria com o Centro Cultural Carlos Al­berto Nicolau, sediada na Casa do Menor Santa Lucia, num convê­nio acadêmico que já atende 120 alunos desde 2016, bem como seu núcleo em Ribeirão Preto, nos centros de saúde Jamil Cury, na Vila Lobato (já em funcionamen­to) e Paulo Gomes Romeu (previ­são de começar em 2019).

Postagens relacionadas

Secretaria da Cultura e Turismo lança edital de fomento às artes

Redação 2

AEEARP recebe professor da Universidade de Firenze para palestra sobre a cultura italiana contada através das construções

William Teodoro

RP terá encontro nacional de choro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com