Tribuna Ribeirão
Cultura

Texto de Pirandello em cartaz no Palace

O 1º Festival de Teatro – “Pi­randello e um pouco mais”, em homenagem ao grande autor italiano Luigi Pirandello (1867- 1936) e promovido pela Socieda­de Dante Alighieri e pelo Teatro Dante Alighieri desde o dia 9, apresenta nesta sexta-feira, 30 de novembro, a peça “O jarro”, de au­toria do homenageado e direção de Celso Rodrigues. A encenação terá início às 19 horas, na Sala dos Arcos do Centro Cultural Palace, na rua Álvares Cabral nº 322, es­quina com a Duque de Caxias, no Quarteirão Paulista, Centro His­tórico de Ribeirão Preto.

A entrada é franca e o acesso será liberado por ordem de che­gada. O local tem 120 lugares disponíveis. Informações pelo e-mail teatro.dante@hotmail. com ou através dos telefones (16) 3013-9300 e (16) 99160-4460. “A patente” abriu o evento no dia 9. No dia 23 foi a vez de “Guido & Nicoletta” – de Celso Rodrigues, a única peça do festival que não foi escrita por Pirandello. Do autor italiano ainda serão encenadas “O jarro” (dia 30), “A patente 2” (7 de dezembro) e “Belavida” (dia 14).

O caos equivale à desordem e se opõe à ordem como o irra­cional se opõe ao racional. Em “O jarro”, os personagens mo­vem-se em situações criadas pelo acaso. Querem restabele­cer uma ordem racional, mas não conseguem. São criadas situações absurdas e, apesar do seu drama, são cômicas. Dom Lolló, rico proprietário de ter­ras, nunca descansa e não per­mite nenhum entretenimento a seus trabalhadores camponeses. Vive conferindo o trabalho e sempre suspeita que possa estar sendo enganado.

Ele só confia em si mesmo. Frequentemente recorre ao seu advogado de confiança e não aceita conselhos que não sejam dele. Nunca tem um momento de paz. Um dia, o jarro novo, onde armazena o azeite que extrai das suas plantações, simplesmente e por acaso, quebra-se e enfurece este rude produtor rural. Os cam­poneses que trabalham para ele temem sua ira e se esforçam para acalmá-lo com paciência. Iras­cível, suspeito, desconfiado, ele continuará a ser vítima de sua própria desconfiança. Então, su­gerem a ele que o jarro seja con­sertado por tio Dima, homem de gênio e mente ativa.

Tio Dima é apresentado como o filho do diabo de quem recebeu a fórmula da sua cola mágica. O jarro será reparado, mas apenas por um curto período. Na ordem recriada novamente, desordem, o caos prevalece. A história termina com a vitória da povo submisso sobre os poderosos que, por uma vez, continuam a ser ridiculariza­dos. Os camponeses trazem em triunfo aquele que foi capaz de zombar dos poderosos.

No elenco estão Alexia Me­neghini, Ana Paula Costa, Aníbal Leal, Aurê Santos, Bob Leal, Du­dda Nogueira, Eduarda Bagatini, Fabíola Yumi, Germano Neto, Laura Lee, Lorrany Moon Segara, Maikon Zocca, Murilo Moreira, Náthali Moura, Odair Alves, Vi Ribeiro e Vitória Nogueira.

Postagens relacionadas

Festa Califórnia Dream é adiada para 2024

Redação 4

Após cantora evangélica, Sheron Menezzes acelera no streaming

William Teodoro

O documentário inédito “Rumo”, sobre o grupo musical da década de 70, estreia no Canal Brasil na segunda, dia 29

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com