Tribuna Ribeirão
Esportes

Após decepção na Copa, seleção fecha 2018 com novos jogadores e defesa sólida

Os números da seleção brasileira em 2018 foram excepcionais Em 15 partidas, o time comandado pelo técnico Tite conquistou 13 vitórias e um empate e sofreu apenas uma derrota. Mas todos sabem que ficou um gosto amargo pela eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo. Foi justamente na Rússia que o Brasil ficou no 1 a 1 contra a Suíça, na estreia, e perdeu por 2 a 1 para Bélgica. De resto, só triunfos, sendo a grande maioria em amistosos.

Depois da Copa, a seleção só venceu e não tomou um gol sequer nos seis amistosos que realizou na Europa e no Oriente Médio. Já de olho na disputa da Copa América de 2019, que será no Brasil, Tite aproveitou para observar atletas e dar oportunidade a quem já vinha no radar. Jogadores como os atacantes Richarlison, Malcom e Éverton; os meio-campistas Allan, Andreas Pereira e Lucas Paquetá; e os defensores Pablo e Eder Militão tiveram as suas primeiras convocações. Até três goleiros da equipe sub-20 – Hugo, Phelippe e Brazão – foram chamados.

“O que eu posso dizer é que, primeira coisa, foi marcante porque pude dar oportunidades aos atletas que estão surgindo bem ou na Europa ou no Brasil. Isso trouxe um benefício muito grande para compor e manter a estrutura básica da equipe”, disse o treinador brasileiro logo após a vitória de terça-feira sobre Camarões, em Milton Keynes, na Inglaterra.

Mesmo com muitas novidades nas convocações, o padrão tático da seleção se manteve e foi fundamental para a equipe bater um recorde. Desde a eliminação na Copa do Mundo, o time não tomou um gol sequer em seis partidas. No ano, foram só três sofridos – justamente contra Suíça e Bélgica. No gol, Alisson e Éderson se revezaram. Na dupla de zaga, Marquinhos, Miranda, Thiago Silva, Dedé, Pablo, Eder Militão e Felipe foram utilizados.

Já o ataque teve um bom desempenho e balançou as redes adversárias 29 vezes, sendo que o maior artilheiro foi o atacante Neymar, com seis. “Fechamos o ano contentes pelo trabalho feito aqui, esses últimos jogos foram importantes para nos recuperarmos do maior baque que foi a Copa. Seguimos fortes, concentrados e visando ser cada vez melhores. Parabéns, rapaziada, por tudo”, afirmou Neymar.

Em 2019, a próxima data Fifa está marcada para março. Serão dois amistosos, que ainda não foram anunciados pela CBF. Eles serão os últimos de preparação para a Copa América, que será de 14 de junho a 7 de julho – o sorteio dos grupos, no Rio de Janeiro, acontecerá em 24 de janeiro. No segundo semestre começarão as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Postagens relacionadas

VAR diz que Marinho sofreu ‘toque de futebol’ em polêmica de pênalti não marcado

William Teodoro

Santos inicia projeto de internacionalização com lançamento de uniforme em Lisboa

William Teodoro

Fifa anuncia que time do Taiti substituirá o Auckland City no Mundial de Clubes

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com