Tribuna Ribeirão
Esportes

Ricardo Aguiar é vice-campeão mundial de Karatê na Espanha

Ribeirão Preto esteve dupla­mente representada na final do Campeonato Mundial de Kara­tê 2018, realizado em Madri, na Espanha, no último domingo, com o atleta Vinicius Figueira e o coordenador-técnico geral da Seleção Olímpica Brasileira de Karatê e técnico da Seleção Bra­sileira Masculina de Karatê, o se­cretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar.

O atleta Vinicius Figueira, que já defendeu as cores de Ri­beirão Preto por sete anos, en­frentou na grande final o fran­cês Steve da Costa. Em uma grande luta, Vinicius abriu o placar por 3 a 0, o que lhe dava a vantagem do empate.

Mas o francês foi uma pe­dra no sapato do brasileiro. Steve empatou a luta, mas logo Vinicius voltou a ficar à frente: 5 a 3. Entretanto, Steve conse­guiu aplicar um bom golpe, um chute certeiro, e encerrou a luta com o placar de 6 a 5 e arreba­tou o título.

A trajetória de Vinicius para chegar à final não foi fácil, o que engrandece ainda mais a con­quista do vice-campeonato, já que venceu grandes concorren­tes na disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão, como o líder do ranking mundial, o jordania­no Abdel Rahman, e o quarto colocado do mundial, o egípcio Ali Elsawy.

Ricardo Aguiar orienta o lutador brasileiro Vinicius Figueira

Por trás desta grande luta, es­tava o ribeirão-pretano Ricardo Aguiar em mais uma final, que já coleciona diversas medalhas como atleta e técnico. Em mun­diais, como técnico, Ricardo é bicampeão mundial (sub-21 em 2013 e adulto em 2014), um vi­ce-campeonato adulto (2018) e dois bronzes (sub-21 em 2013 e adulto em 2014).

“Mais uma edição em que o Brasil tem uma excelente parti­cipação no Campeonato Mun­dial de Karatê. Poder novamente representar minha cidade, Ri­beirão Preto, em mais uma final de mundial foi sensacional. Foi meu 10º Mundial da carreira. Cada nova final é como se es­tivesse na minha primeira, um sentimento único, além de levar o nome de Ribeirão Preto ao cenário mundial do Karatê e do esporte”, disse Ricardo Aguiar.

Somente neste mundial, a Seleção Brasileira conquistou três medalhas, sendo um vice-campeonato adulto e um vice-campeonato e um bronze no para-karatê.

Ricardo ainda destacou que chegar à final, além dos excelen­tes resultados apresentados pela equipe, motiva todos a buscar a classificação para as Olimpíadas, já que o país está entre as cinco melhores seleções nacionais. “Tivemos, além do Vinicius, ou­tros atletas com excelentes par­ticipações em várias categorias. Temos hoje uma Seleção Brasi­leira com uma mescla de alguns atletas mais experientes, mas com uma grande parte renova­da com atletas jovens. O Brasil está entre os cinco melhores pa­íses ranqueados com equipe no Karatê Mundial”.

Postagens relacionadas

Comercial treina à noite para pegar o Bandeirante

Redação 1

Após amarga eliminação, Botafogo tenta se recuperar na Série B 

Redação 2

NFL anuncia doação superior a R$ 180 milhões para o combate ao coronavírus

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com