Tribuna Ribeirão
Geral

Ribeirão-pretanos gastam com artigos para decoração

Ribeirão Preto está entre as 25 maiores cidades do Brasil quando o assunto é o consumo de artigos para casa e decora­ção. Mapeamento inédito pro­duzido pela ABCasa (Associa­ção Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) e pelo instituto IEMI Inteligência de Mercado mos­tra que, em 2017, a cidade ficou na 23ª colocação no ranking brasileiro de 2017.

A participação de Ribei­rão Preto no mapa geral de consumo é de 0,47%. Entre as classes, se destacam a B1 e B2, respectivamente com 0,72% e 0,58% de participação.
A liderança do ranking pertence a São Paulo (SP), com 8,93%, seguida por Belo Horizonte (MG), com 3,10%, Rio de Janeiro (RJ), com 2,75%, Brasília (DF), com 2,70%, e Porto Alegre (RS), com 1,94%.

No estado de São Paulo, Ribeirão Preto fica atrás de Campinas (0,88%), Guaru­lhos (0,60%), São Bernardo do Campo (0,54%) e Santo André (0,49%), mas está a frente de São José dos Cam­pos (0,46%), Osasco (0,43%), Sorocaba (0,39%), Santos (0,39%), Jundiaí (0,34%) e São José do Rio Preto (0,29%).

No ranking das 150 maio­res cidades do Brasil, apare­cem algumas próximas de Ribeirão Preto, mas em po­sições bem diferentes: Franca é a 84ª colocada, com 0,17% de participação; São Carlos é a 96ª, com 0,15%; Araraquara é a 104ª, com 0,14%.

No geral, o varejo de arti­gos para casa, decoração, pre­sentes e utilidades domésticas movimentou R$ 54,1 bilhões na economia brasileira em 2017. De acordo com a pes­quisa, são 173,5 mil pontos de venda em todo o Brasil, dos quais 129,6 mil pontos de venda de varejo especializa­dos em artigos para casa, de­coração, presentes e utilidades domésticas, e outros 43,9 mil são não especializados, como lojas de departamentos, varie­dades e home centers. A mão de obra total empregada pelo varejo corresponde a 2,2 mi­lhões de pessoas.

Entre as regiões brasileiras que mais consomem artigos para casa, o Sudeste tem a maior participação (46,2%), seguido por Nordeste (18,7%), Sul (20,7%), Norte (6,9%) e Centro-Oeste (7,4%).

As empresas atacadistas são integrantes importantes deste mercado, dado que a oferta interna de artigos para casa é composta pela produ­ção nacional mais as impor­tações do setor. Em sua gran­de maioria, estas empresas se suprem de importações e as distribuem no mercado in­terno. Em 2017, as empresas atacadistas somaram 6,9 mil unidades, responsáveis por empregar diretamente 107,6 mil funcionários.

Quanto ao comércio ex­terior desse setor, foram im­portados US$ 1,1 bilhão, em valores FOB (free on board). Já as exportações brasilei­ras, em 2017, somaram US$ 883,9 milhões, também em valores FOB.

Renato Orensztejn, presidente da ABCasa: números nos surpre­enderam positiva­mente. São 173 mil estabelecimentos vendendo artigos para casa, decoração e presentes

“Já sabíamos que o setor tinha grandes cifras, mas esses números nos surpre­enderam positivamente. São 173 mil estabelecimentos vendendo artigos para casa, decoração e presentes. Quase três milhões de pessoas em­pregadas diretamente e R$ 54 bilhões gerados, números gigantescos. Isso aumenta a responsabilidade da ABCa­sa em fazer um trabalho de excelência, em prol do mer­cado, aproveitando as opor­tunidades, disponibilizando ferramentas para os associa­dos, para que todos possam continuar crescendo”, desta­ca Renato Orensztejn, presi­dente da ABCasa.

“Sem dúvida, são núme­ros impressionantes, que su­peraram as nossas expectati­vas iniciais. O que mais nos chamou a atenção, enquanto pesquisadores, foi a diversi­dade das fontes de suprimen­to (nacionais e importados, de diferentes regiões do pla­neta) e a oferta quase ilimita­da de produtos e marcas, que garantem ao segmento uma enorme capacidade de com­petição e uma grande atrati­vidade junto a seus consumi­dores”, complementa Marcelo Prado, diretor do IEMI.

A ABCasa foi criada em setembro de 2016, com o ob­jetivo de estimular o setor e representar os interesses dos associados – atualmente mais de 500, de todo o Brasil, entre fabricantes, distribuidores, importadores e artesãos.

Mercado de decoração deve ser movimentado na quarta edição da ABCasa Fair, de 21 a 25 de fevereiro de 2019, no Expo Center Norte, na capital paulista. Promovida pela ABCasa desde 2017, a ABCasa Fair já é a sétima maior feira do mundo e a maior da América Latina no respectivo segmento, com mais 70 mil metros quadrados de pavilhões

Postagens relacionadas

Destaques da edição: 10 de novembro de 2021

Redação 1

Mais de 43 milhões de pessoas deixam linha da pobreza em junho

William Teodoro

Fachin dá prazo para encerrar investigações

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com