Tribuna Ribeirão
Política

Nova sede do Procon na mira do Legislativo

O Órgão de Proteção ao Consumidor de Ribeirão Preto (Procon-RP), vinculado à Secre­taria Municipal de Assistência Social (Semas), ganhou nova sede em junho. Saiu da rua Du­que de Caxias nº 1.181, na região central da cidade, para um pré­dio localizado na rua Aureliano Garcia de Oliveira nº 266, no bairro Nova Ribeirânia, na Zona Leste. Cinco meses depois, a mudança de endereço virou alvo de questionamento por parte da Câmara de Vereadores.

Nesta semana, os vereado­res aprovaram requerimento de Elizeu Rocha (PP) no qual ele solicita informações da prefei­tura de Ribeirão Preto sobre os motivos da mudança. Também requer cópia do contrato de lo­cação e pergunta qual o valor do aluguel do imóvel. Em sua justi­ficativa, o parlamentar cita o de­ver de fiscalização do Legislativo sobre os atos do Executivo. A administração tem 15 dias úteis para responder, a partir da data em que for notificada.

Segundo Elizeu Rocha, a mudança do órgão de defesa do consumidor do Centro para a Zona Leste tem dificultado o acesso da população que, mui­tas vezes, é obrigada a usar mais de um ônibus do trans­porte coletivo para protocolar suas queixas. Sobre o contrato de locação, quer checar se com o valor pago mensalmente pela prefeitura seria possível alugar um imóvel semelhante em lo­cal mais acessível.

“Tenho recebido muitas re­clamações da população sobre a distância e acredito que existem outras opções de imóveis no Centro da cidade, onde o Pro­con poderia ser instalado. Um deles, sem custo algum para o município, é o antigo prédio do Posto de Atendimento Médico (PAM), na rua Amador Bueno, que foi desativado e está aban­donado. Ele pertence ao gover­no federal e poderia ser utilizado pela prefeitura”, garante.

Diariamente, cerca de 33 pessoas procuram o Procon de Ribeirão Preto em busca da ga­rantia de seus direitos como con­sumidores. Este número repre­senta uma média de 726 novos atendimentos presenciais por mês. Não estão incluídos neste total o fluxo diário de retorno de procedimentos e os atendimen­tos via telefone (0800) e e-mail realizados pelo órgão de defesa.

Outro lado
O órgão de defesa do consu­midor atende de segunda a sex­ta-feira, das 13 às 16 horas para reclamações e orientações. O ex­pediente de processos (audiên­cias, retornos etc.) é das 8h30 às 11h30, também de segunda a sexta-feira. Os telefones são 0800-7729198 e 0800-773- 0151 (151).

Na época da mudança para o novo endereço, a adminis­tração municipal explicou que além de ocupar um imóvel maior, a nova sede do Procon fica próxima à chamada “Cida­de Judiciária”.
Segundo a prefeitura de Ri­beirão Preto, essa proximida­de facilita o encaminhamento do consumidor aos órgãos pertinentes de acordo com o tipo de reclamação – Ministé­rio Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, Minis­tério do Trabalho e Empre­go (MTE), Fórum da Justiça Federal, Fórum Estadual de Justiça, Juizado Especial Cível e Criminal, Secretaria de Esta­do da Fazenda, Poupatempo, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Justiça do Trabalho entre outros.

Postagens relacionadas

Maia diz que é melhor ser realista

Redação 1

TSE testa segurança de urnas eletrônicas

Redação 1

Prefeitura quer doar área para a Mater

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com