Fotos e vídeo: Lúcio Mendes
Guardas civis municipais detiveram um homem na manhã desta sexta-feira (16) na Praça Francisco Schimidt, Vila Tibério, zona Oeste de Ribeirão Preto, que – aparentemente drogado -, tentou agredir os servidores públicos com uma faca e um porrete.
A base instalada no próprio público, permite patrulhamento constante da área, e segundo, o GCM Elizeu Sacomã tem transtornado usuários de drogas, habituados em ocupar o espaço para o consumo de drogas sem serem “incomodados”.
Sacomã disse que foi surpreendido pelo homem quando “pedíamos para as pessoas que faziam uso de drogas para que saíssem do local. Ele chegou do nada com a faca na mão e veio pra cima. Jogou a faca fora e eu consegui pegar. Aí, ele correu e pegou o pau, mas não deu tempo de agredir ninguém”, esclareceu.
O suspeito correu em direção ao terminal rodoviário e foi detido, com uso de força moderada, pelos guardas municipais.
Muito alterado e de compleição forte, ele foi levado para a Central de Polícia Judiciária. Antes de ser retirado da viatura do ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), tentou várias vezes danificar o veículo com chutes.
Retirado, cuspiu em repórteres e outros detidos, que aguardavam para prestar depoimento na Central de Flagrantes.
Diante da situação agressiva do indivíduo, foi necessário acionar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para sedá-lo.
A ocorrência foi apresentada ao delegado, que autorizou a remoção do indicado para a UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) para acompanhamento de suas reações após a sedação.