Tribuna Ribeirão
Cultura

Concerto celebra a Consciência Negra

Na próxima terça-feira, 20 de novembro, às 20h30, a Or­questra USP-Filarmônica estará no palco principal do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, para apresentar o concerto es­pecial gratuito comemorativo ao Dia da Consciência Negra, efeméride da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), líder quilombola que lutou contra a escravidão no Nordeste, no sé­culo XVII. O espetáculo terá a participação especial do tenor Jean William Silva, nascido em Sertãozinho e criado em Barri­nha, formado pelo campus Ri­beirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), já com sólida carreira internacional.

Outros solistas de destaque são a violinista venezuelana, ra­dicada no Rio de Janeiro, Carla Rincon, e os professores da Fa­culdade de Filosofica, Ciências e Letras (FFCLRP-USP), Gustavo Silveira Costa (violão) e Fátima Graça Monteiro Corvisier (pia­no). A regência é de Rubens Russomanno Ricciardi, maes­tro titular da USP-Filarmônica. A discussão sobre a inclusão e papel dos descendentes de afri­canos na sociedade, bem como a dívida histórica do Brasil para com os negros em razão da es­cravatura, também tem sua re­presentação crítica em arte.

Para tanto, foi selecionada, como ponto alto do concerto, a obra musical de diáspora negra, “Navio negreiro”, para tenor e violino solistas, do compositor paulistano, professor emérito da USP, Olivier Toni (1926-2017), com trechos do famoso poema de Castro Alves (1847-1871), relatando o sofrimento dos afri­canos, retirados à força de seu continente pelos portugueses e trazidos ao Brasil, por conta do tráfico negreiro.

Esta obra foi composta em 2016 e estreada pela própria US­P-Filarmônica, naquele mesmo ano. Outra composição musical, também com poema do poeta dos escravos, “Amar e ser ama­do” (2014), de autoria de Rubens Russomanno Ricciardi, contará, do mesmo modo, com o tenor Jean William Silva e a violinis­ta Carla Rincon como solistas. O repertório comemorativo à Consciência Negra homenageia ainda o compositor carioca José Maurício Nunes Garcia (1767- 1830), filho de escrava que se tornou mestre-de-capela da Real Câmara e Capela de João VI, com apresentação de sua “Sinfonia fúnebre” (Rio de Janei­ro, 1790), aqui em edição crítica inédita pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-Cipem) da USP de Ribeirão Preto.

Constam do concerto sin­fônico ainda obras consagradas da literatura universal, tais como o “Concerto em fá menor nº 5 para piano e orquestra BWV 1056”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), e o famoso “Con­cierto de Aranjuez para violão e orquestra”, de Joaquín Rodri­go (1901-1999). Na ocasião, será lançado o livro “Poesia da Terra”, com noite de autógrafos do professor doutor Marcos Câmara de Castro, do Depar­tamento de Música da FFCLRP, pela Editora Patuá. O livro de poemas foi classificado entre quatro finalistas da Segunda Maratona Literária 2018.

Este é o 110º concerto da USP-Filarmônica, pela sua sé­rie mensal “Concertos USP / Theatro Pedro II”, que tem 30 integrantes (bolsistas) – duas flautas, um oboé, uma clarineta, um fagote, duas trompas, dois trompetes, uma percussão, cinco primeiros violinos, cinco segundos violinos, três violas, quatro violoncelos e dois con­trabaixos. A entrada é livre e gratuita, sem impressão de in­gressos, visando sempre o mais amplo acesso, numa prestação de serviços à comunidade, parte do projeto de extensão universitária da Universidade de São Paulo, sempre atrelado ao ensino e à pesquisa.

Mais informações pelo te­lefones (16) 3351-8714 e 3977- 8111. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro His­tórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pes­soas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente con­ta com 1,3 mil lugares. Segundo o site oficial da Fundação Dom Pedro II, o espetáculo não é re­comendado para menores de 12 anos devido ao horário.

Postagens relacionadas

Agências de propaganda disputam os troféus mais cobiçados do interior

Redação

“Sertânia”, de Geraldo Sarno, estreia no Canal Brasil na segunda, dia 06, às 18h

Redação 1

Indígenas é tema de exposição fotográfica no SESI RP

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com