Tribuna Ribeirão
Política

Governo Bolsonaro – Ex-ministro de Dilma vai para o BNDES

O economista Joaquim Levy aceitou ontem (12) o convite para presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econô­mico e Social (BNDES). Ele foi convidado pela equipe de Paulo Guedes, confirmado para o su­perministério da Economia.

É o primeiro na equipe eco­nômica do governo de Jair Bol­sonaro. Com experiência na administração pública, Levy foi ministro da Fazenda de janeiro a dezembro de 2015, no segun­do mandato de Dilma Rousseff, com a promessa de realizar um ajuste fiscal para conter os gastos públicos.

Na semana passada, Bol­sonaro afirmou que pretende “abrir a caixa-preta” do BNDES em referência a empréstimos suspeitos negociados em gestões anteriores. Segundo ele, a socie­dade tem direito de saber como é utilizado o dinheiro público.

Histórico
Engenheiro naval de forma­ção, Levy possui doutorado em economia da Universidade de Chicago (EUA), a mesma de Paulo Guedes. Ele também foi secretário do Tesouro Nacional entre 2003 e 2006, durante o pri­meiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

De 2010 e 2014, Levy foi di­retor do banco Bradesco. Para assumir a presidência do BN­DES, Levy deixará a diretoria financeira do Banco Mundial, cargo que ocupa atualmente.

O atual presidente do Banco Central, Ilan Goldjfan, também foi convidado para continuar no próximo governo, mas ain­da não se pronunciou. Paralela­mente, Guedes trabalha para ver aprovado o mais rápido possível o projeto que garante a indepen­dência do Banco Central.
Há, ainda, expectativas sobre os novos comandos para a Pe­trobras e o Tesouro Nacional.

Ministros
O presidente eleito Jair Bolsonaro desembarca nes­ta terça-feira (13) em Brasília para intensificar a agenda de transição, definindo inclusive mais nomes para compor a equipe de governo.

Entre as prioridades da semana estão a definição de estratégia para a reforma da Previdência e a definição de, pelo menos, quatro nomes de ministros para as áreas de Meio Ambiente, Defesa, Saúde e Relações Exteriores.

Postagens relacionadas

Maraca é escolhido vice de Ricardo Silva

Redação 2

Denúncia de doação em campanha vai para a PF

Redação 1

Centro Administrativo vai parar no MP 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com