Tribuna Ribeirão
Educação

Enem tem 31,4% de ausentes no estado

No último domingo, 11 de novembro, segundo dia de provas, 1.610.681 estudantes faltaram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que representa 29,2% dos 5.513.726 inscritos em todo o país. O índi­ce é maior do que o do domingo passado, que foi de 24,9%, mas é menor que as taxas registra­das no segundo dia de provas em 2016 e 2017. No estado de São Paulo, 31,4% dos estudan­tes não fizeram a prova. Em Ribeirão Preto, 16,7 mil alunos estavam cadastrados.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou ser normal o aumento de ausências no segundo dia do exame. “O número de ausências foi menor que nos últimos anos, mas é um pouco maior do que no primei­ro dia, o que é normal. Às vezes, o aluno não tem o desempenho que deseja ou imagina e acaba não indo no segundo dia”, argu­mentou. O total de abstenção, que contabiliza as ausências nos dois dias de prova, ainda está sendo computado.

Eliminados
No domingo, 66 estudantes foram eliminados, a maioria por descumprimento das regras gerais do edital, como sair antes do horário permitido, usar ma­terial impresso e não atender a orientações dos fiscais. Dois foram eliminados na revista no detector de metais e por recusa na coleta dos dados biométricos. Em nenhum local, a aplicação da prova foi suspensa.

Os 1.752 participantes afe­tados, no domingo passado (4), pela interrupção de energia elé­trica, em Porto Nacional (TO) e Franca, têm direito à reapli­cação, dia 11 de dezembro, das provas de linguagens, redação e ciências humanas. As provas para pessoas privadas de liber­dade serão aplicadas dias 11 e 12 de dezembro.

Gabarito
Os participantes responde­ram, neste domingo, às ques­tões de matemática e ciências da natureza. Foram cinco ho­ras para resolver 90 questões. As provas foram aplicadas em 10.718 locais, distribuídos em 1.725 municípios. São cerca de 600 mil pessoas envolvidas na aplicação do Enem.

O gabarito oficial será di­vulgado nesta quarta-feira, 14 de novembro, juntamente com os cadernos de questões. Já o resultado deverá ser divulgado até o dia 18 de janeiro de 2019. A nota do Enem pode ser usa­da para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou a bolsas em institui­ções privadas, pelo Progra­ma Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Es­tudantil (Fies).

Postagens relacionadas

Resultado da primeira chamada do ProUni será divulgado nesta quarta-feira

William Teodoro

Indígenas e quilombolas já podem concorrer a bolsas em curso superior

William Teodoro

Inscrições para o Fies estão abertas até dia 22, com 155 mil vagas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com