Foram aproximadamente 800 quilômetros de caminhada durante 30 dias saindo da cidade francesa de Saint Jean Pied de Port em direção à Santiago de Compostela, na Espanha. O coach de Ribeirão Preto, Gustavo Evangelista, viveu entre os dias 4 de setembro e 3 de outubro, uma jornada de autoconhecimento e superação, compartilhando em tempo real sua maratona nas redes sociais. Agora a experiência será compartilhada também através de palestras, rodas de bate papo e compilada, materializada e eternizada em forma de livro.
Educador físico por formação, desde 2012 atua desenvolvendo trabalhos de coach com times de futebol, atletas de alta performance, empresas e pessoas comuns que têm sonhos, metas e objetivos, auxiliando-as a realizar o potencial adormecido que elas têm dentro delas.
Viver essa experiência e poder transformá-la em inspiração para outras pessoas, foi um dos motivos que levou Gustavo para essa peregrinação. “Iniciar essa busca ao meu verdadeiro propósito foi muito enriquecedora. Viver essa experiência e poder transformá-la em inspiração, ajudando outras pessoas a se descobrirem foi muito significativo. Nós que trabalhamos com o desenvolvimento humano precisamos de experiências como essa, pra seguir se conhecendo, nos desconstruindo, se livrando de coisas que atrapalham nossas vidas. Com certeza vou levar esses ensinamentos para o meu trabalho como coach”, explica Gustavo.
As dificuldades do caminho
De acordo com Gustavo, o caminho por si só, apresenta graus elevados de dificuldade em algumas etapas. Montanhas, subidas, descidas íngremes, foram as principais responsáveis pelas dificuldades físicas. Em alguns trechos, mais fáceis, o físico não exigia tanto, mas o desgaste mental é grande. “O caminho é tão longo que te permite sentir, pensar todas as possibilidades e probabilidades, de você inclusive se questionar se continua ou se para. Tem momentos de cansaço físico intenso e você leva isso como uma grande superação. É uma negociação intrínseca com você mesmo a todo momento”, revela Evangelista.
A força para continuar
O coach explica que a força vinha da missão e do objetivo que ele colocou para si mesmo, que era começar e terminar o caminho, não só por ele, mas pela família e pelas pessoas que estavam acompanhando sua trajetória. “Eu me sentia comprometido com as pessoas que estavam me acompanhando pelas redes sociais e diziam que estavam fazendo o caminho comigo. A coisa tomou uma proporção muito bacana. Uma moça que tem esclerose múltipla me dizia que o maior sonho dela era poder fazer o caminho e que no final das contas ela sentia que o meu caminho era um pouco do que ela gostaria de fazer. Eu sentia que não estava sozinho e que eu tinha um compromisso com as pessoas que de alguma forma estavam se inspirando, se espelhando”, continua Gustavo.
Ensinamentos para a vida
O Caminho de Santiago de Compostela é uma rota de peregrinação que faz as pessoas se conectarem com elas mesmas e perceberem um pouco mais as suas características. Nas palavras do peregrino Gustavo Evangelista, é uma montanha russa de emoções. “O caminho é uma reprodução, uma fotografia do que é a vida. Você tem momentos de euforia ao cumprir etapas ou dificuldades e de repente o caminho te trazia algumas situações pra te equilibrar. Isso contribui para a nossa vida cotidiana, para entender o verdadeiro papel do desapego, de sobreviver com menos, de ter uma vida mais simples, que não precisa de tantas coisas para ser feliz”, analisa.
O caminho depois do caminho
Para Gustavo, existe uma linha tênue entre o que se aprende no Caminho de Santiago de Compostela com o exercício da profissão e carreira de coach. Ao completar o trajeto, ele ficou por 6 dias em um monastério, onde segundo ele, esvaziou as xícaras de experiências vividas durante a peregrinação. “Eu já estava escrevendo um livro e pude organizar melhor minhas ideias, discorrer um pouco mais sobre tudo que eu vivi. O meu livro que recebe o nome do projeto que é “Qual é o teu caminho: ‘Insperiências’ de um caminho de Santiago de Compostela”, já está no forno há algum tempo e essa experiência do caminho veio para trazer ainda mais experiências e inspirações. Espero poder encontrar outros vários canais de distribuição dessa experiência espetacular, ímpar que a vida pode nos trazer através de uma rota de peregrinação, nesse caso o caminho de Santiago de Compostela”, finaliza o coach.
Gustavo inicia agora um cronograma de palestras e atividades para grupos e empresas e em breve o público poderá conferir o lançamento do seu livro. Informações sobre sua história e o calendário podem ser obtidas através da fanpage facebook. com/ gustavoevangelistacoach e facebook.com/qualeoteucaminho.