Tribuna Ribeirão
Política

Ex-vereador fará o exame da OAB

Walter Gomes (PTB), um dos nove ex-vereadores da legislatura anterior (2013-2016) investiga­dos na ação de apadrinhamento político da Operação Sevandija, prestará exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O ex -presidente da Câmara de Ribei­rão Preto é bacharel em Direito e teve sua solicitação para fazer a prova aceita pelo juiz da 4ª Vara Criminal, Lúcio Alberto Eneas da Silva Ferreira. A primeira fase será aplicada em 18 de novem­bro, domingo.

Segundo o advogado Júlio Mossin, que defende Gomes na ação penal que investiga a relação da Companhia de De­senvolvimento Econômico (Co­derp) com a Atmosphera Cons­truções e Empreendimentos, do empresário Marcelo Plastino, que cometeu o suicídio há dois anos, em novembro de 2016, da Operação Sevandija, o ex-verea­dor estuda dia e noite e está con­fiante na aprovação.

Atualmente, Walter Gomes responde ao processo em liber­dade após passar um ano e oito meses preso preventivamente na Penitenciária de Tremembé. O ex-parlamentar é acusado de participação em organização criminosa por indicar apadri­nhados para cargos terceirizados pela Coderp. Em troca desses benefícios, segundo o Ministé­rio Público Estadual (MPE), ele apoiaria projetos de interesse da então prefeita Dárcy Vera (sem partido) na Câmara, na legislatura que terminou em 2016.

Ele e o também ex-presiden­te do Legislativo, Cícero Gomes da Silva (MDB), são acusados de receber propina durante o famoso cafezinho com Plastino. Ambos negam todas as acusações, dizem que as denúncias não procedem, que nada foi provado até agora e que vão comprovar inocência. Além dos dois, também são réus nesta ação penal os ex-ve­readores José Carlos de Oliveira, o Bebé (PSD), Antonio Carlos Capela Novas (PPS), Genival­do Gomes (PSD), Maurílio Ro­mano (PP), Samuel Zanferdini (PSD), Evaldo Mendonça, o Giló (PTB, genro de Dárcy Vera) e Saulo Rodrigues (PRB, o Pastor Saulo). Todos os acusados negam a prática de atos ilícitos.

Prazo para alegações finais – A Justiça de Ribeirão Preto abriu prazo de trinta dias para que os de­latores do processo que investiga irregularidades no contrato entre a Companhia de Desenvolvimen­to Econômico de Ribeirão Preto (Coderp) e a Atmosphera, apre­sentem seus argumentos finais no processo. Paulo de Abreu, sócio da empresa e Alexandra Ferreira, ex-namorada do empresário Marce­lo Plastino, que se suicidou em no­vembro de 2016, fecharam acordo com o MPE e são colaboradores no processo. Como a decisão tem data de 1º de novembro eles tem até o final do mês para apresentar seus argumentos.

Já partir de dezembro as defe­sas dos outros acusados também terão 30 dias de prazo – a sentença só deve sair em 2-19. Além dos ex-vereadores, também são réus nesta ação penal o ex-secretário municipal de Educação, Ângelo Invernizzi Lopes, os ex-supe­rintendentes da Coderp. Marco Antonio dos Santose Davi Man­sur Cury, o ex-secretário da Casa Civil Layr Luchesi Junior, os ad­vogados Sandro Rovani e Uesley Silvio Medeiros e os empresários Johnson Corrêa Dias e Simone Cicilini, além das ex-funcionárias da Coderp Maria Lúcia Pandolfo e Vanilza da Silva Daniel.

O processo da Sevandija en­volvendo a empresa Athmosfera e a Coderp ficou suspenso nos últi­mos seis meses em função de um pedido da defesa do ex-secretário da Educação de Ribeirão Preto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). No pedido, a defesa alegava que os recursos dos contratos investi­gados pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo vieram da União e, por­tanto, o caso, deveria se investiga­do pelo Ministério Público Fede­ral. No dia 23 de outubro, a Sexta Turma do STJ decidiu, por unani­midade, manter o julgamento da ação na Justiça Estadual.

Postagens relacionadas

Câmara notifica loja de veículos que quer entregar carros brancos

William Teodoro

Educação convoca mais 53 professores

William Teodoro

Senado prorroga prazo do IR

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com