A frota do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto ganhou mais 46 veículos zero quilômetro nesta quinta-feira, 8 de novembro. O Consórcio PróUrbano e a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) apresentaram os 39 ônibus e sete micro-ônibus na marginal da avenida Presidente Castelo Branco, na Lagoinha, Zona Leste da cidade.
A entrega dos veículos contou com a participação do prefeito Duarte Nogueira Júnior, do superintendente da Transerp, Antônio Carlos de Oliveira Júnior, do diretor da companhia Anísio Elias da Silva e de representantes do grupo concessionário do serviço em Ribeirão Preto.
Neste ano, o PróUrbano – formado pelas empresas Rápido D`Oeste (40%), Transcorp (30%) e Turb (30%) – já entregou 89 veículos novos para a cidade. Significa que dos 356 que atendem as 119 linhas em Ribeirão Preto, 25% são zero quilômetro.
Os 39 ônibus entregues ontem contam com dois modelos de especificações, sendo que 19 destes veículos possuem chassi Mercedes Benz com a carroceria Comil Svelto U. Os outros 20 ônibus possuem chassi Mercedes Benz, mas a carroceria é da Caio Apache VIP e ainda conta com onze pontos USB para carregar a bateria de celular.
Todos foram fabricados neste ano com o modelo 2019, além disso possuem capacidade para 85 pessoas, 12,60 metros de comprimento e tem a cor cinza como predominante. Os veículos já estão equipados com câmeras de segurança, elevador e assentos para pessoas com necessidades especiais, de mobilidade reduzida e para idosos, oferecendo 100% de acessibilidade. O padre Gilberto Kasper jogou abençoou os veículos com água benta.
Nogueira lembrou que estes 46 novos veículos se somam aos 28 entregues em setembro, aos 15 de fevereiro e a mais um que chegará nesta semana. “Com estes já entregues, serão acrescidos mais 22 ônibus até o final de dezembro, portanto, teremos uma renovação na frota de 112 novos ônibus zero quilômetro para a população. É a maior renovação de frota da história da nossa cidade. Nós orgulhamos muito em poder prestar este serviço junto com o consórcio PróUrbano e a Transerp”, destaca.
A renovação da frota é um dos pontos de polêmica do transporte coletivo e já foi alvo de vários questionamentos por parte dos vereadores Lincoln Fernandes (PDT) e Marcos Papa (Rede). Um levantamento – baseado em dados repassados pela Transerp – sobre a fabricação dos veículos indicava que antes da entrega dos veículos em setembro, a idade média da frota de ônibus era de 5,8 anos, contra o teto de quatro anos exigido no contrato de concessão assinado em maio de 2012.
Os novos veículos começam a operar a partir da próxima semana, atendendo todas as regiões da cidade. Atualmente, Ribeirão Preto possui 119 linhas com 356 veículos – 312 convencionais, 20 Padron e 23 microônibus. O serviço do transporte coletivo urbano conta com uma média mensal de 4.539.855 passageiros transportados.
São oito terminais e 3.057 pontos de ônibus, dos quais 864 são dotados de abrigos, perfazendo o total de 923 módulos. Também estão em funcionamento as três plataformas da Estação Praça das Bandeiras, com 36 assentos cada, no que entregues em 7 de setembro. O contrato de concessão do transporte coletivo prevê a instalação de 500 abrigos ao longo dos 20 anos, sendo 25 por ano que estão sendo implantados pelo consórcio.