Objetivo da Administração Municipal é reduzir o gasto com manutenção; medida atingirá veículos cujo valor de anual de manutenção ultrapassar o de locação de um veículo com as mesmas características
A prefeitura municipal de Altinópolis decidiu inovar e terceirizar parte da frota de veículos municipais. O objetivo, segundo o Executivo daquele município, é gerar economia aos cofres públicos, já que parte da frota de aproximadamente 50 veículos está sucateada e gerando alto custo de manutenção.
Num primeiro momento serão substituídos, por meio de licitação, vinte veículos cujo custo anual de manutenção tem ficando acima do valor de mercado da locação – pelo mesmo período – de um veículo com as mesmas características. O pregão presencial na modalidade de Licitação prevê o ano de fabricação a partir de 2016. A empresa vencedora ficará responsável pela documentação, manutenção preventiva/corretiva e terá de fazer seguro dos veículos. O contrato será anual, podendo ser renovado pelo mesmo período.
Segundo o secretário municipal de Administração, Finanças e Gestão em Transporte de Altinópolis, Eduardo Poiares, o prefeito Roberto Ferracin determinou que, todas as vezes que os parâmetros de custo de manutenção do veículo integrante da frota própria, estabelecidos de forma objetiva no plano de terceirização de frota, revelarem-se mais dispendiosos do que a locação, a Prefeitura deverá fazer licitação para a locação de novos veículos. Ele cita o exemplo das peruas “Kombi”, sucateadas pelo constante uso, que consome, por veículo, aproximadamente, entre manutenção e combustíveis, R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais) por mês. “Se multiplicarmos isso por 12 (doze) e mais o número de veículos em atividade, a soma chega a ser exorbitante e insuportável”, garante.
O estudo é resultado de um trabalho conjunto da Secretaria de Administração com a Controladoria Municipal, órgão novo na estrutura do Poder Executivo Municipal, provido por servidor efetivo na gestão de Ferracin. Poiares lembra também que nas esferas estadual e federal, o modelo de terceirização da frota, já vem sendo implantado há bastante tempo, mas, na esfera municipal, não tem conhecimento de prefeituras que já tenham adotado a terceirização. “A Presidência da República e o Senado Federal já utilizam esta modalidade”, completa o secretário.
Com a locação dos novos veículos, os antigos serão leiloados e os recursos obtidos utilizados para a aquisição de ambulâncias. A previsão de economia é de 40%. Para ver o edital completo “Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de locação de veículos leves e utilitário” que tem prazo final previsto em 21 de novembro, o interessado deve acessar o site www.altinopolis.sp.gov.br, e procurar o ícone licitações.