O espetáculo “Nekropolis”, resultado do processo de criação desenvolvido pela turma do Módulo Múltiplas Linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP, retrata as falhas da sociedade em reconhecer e respeitar o próximo. A peça estará em cartaz na unidade de Ribeirão Preto neste final de semana prolongado e também no próximo. Os ingressos podem ser reservados gratuitamente pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/ meu-sesi) e deverão ser retirados na portaria com uma hora de antecedência.
As sessões serão neste sábado, 3 de novembro, no domingo (4) e nos dias 10 e 11 deste mês, sempre às 20 horas. O Sesi de Ribeirão Preto fica na rua Dom Luiz do Amaral Mousinho nº 3.465, no Jardim Castelo Branco, na Zona Leste da cidade. O espaço tem capacidade para receber 300 pessoas. O espetáculo não é recomendado para menores de 16 anos. Informações pelo telefone (16) 3603-7327.
“Nekropolis” conta a história do julgamento da Estirpe, um grupo terrorista que desenterra cadáveres cujas mortes foram causadas pela violência urbana e os expõe em espaços públicos. Devastadas pela natureza, as secreções e emoções cruas ali expostas trazem uma nova oportunidade às vítimas da violência: exigir o reconhecimento de suas existências. Enquanto a Estirpe age como um tumor, célula cancerígena de um organismo aparentemente saudável, coloca em cheque os preceitos e as falhas de nosso corpo social.
Sob direção de Priscila Altran, orientadora de Artes Cênicas do Sesi- SP, a peça está dentro da programação do “Cena Livre”, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema “Zona de Conflito”. Roberto Alvim assina a dramaturgia e no elenco estão Aleandra Silva Baita, Alexandra Silva, Altair Silva, Dennis Benevides, Fabiana Lopes, Gabriel Stefano, Geisy Urbano, Janice Macedo, Kerolyn Oliveira, Marly Salem, Rick Vitaliano, Sonia Bueno, Suzie Messias, Tuka Rufino e Victor Pedroso.
Núcleo de Artes Cênicas – Com 31 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas (NAC) é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do Sesi-SP. Atende mais de seis mil alunos por ano, atuando na promoção da qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São ao todo 21 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado, inclusive em Ribeirão Preto e Franca.
“Cena Livre 2018”
Todos os anos, em novembro, ao fim do Módulo Múltiplas Linguagens do NAC, os alunos apresentam os espetáculos inéditos, idealizados e produzidos com direção e mediação de seus orientadores de artes cênicas. Gratuitas e abertas ao público, as apresentações das peças fazem parte do processo formativo do curso livre anual, não profissionalizante.
O módulo, voltado para alunos com mais de 18 anos, propõe um aprofundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e do processo de montagem. Prepara o aluno para a construção dos enredos e dos personagens, idealização dos figurinos e dos cenários e em toda a produção dos espetáculos, tudo sob o olhar apurado dos orientadores de artes cênicas do Sesi-SP.
Para convergência dos conteúdos, a cada ano, um tema central norteia a pesquisa dos NACs, respeitando as características e os interesses de cada grupo, possibilitando torná-lo mais abrangente. Nesta edição de 2018, o tema escolhido foi “Zona de Conflito”, baseada em obras dramatúrgicas da literatura latino-americana.
O alinhamento dos temas do “Cena Livre” começou em 2012, quando as produções utilizaram a obra de Nelson Rodrigues (1912- 1980). No ano seguinte, a temática proposta foi “Brasilidade”, em 2014, “Memória e Cidade”, em 2015, “Histórias Fantásticas”, em 2016 “Mito e Realidade” e, em 2017, “Portas Abertas”.