Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Horário de verão – Chegou a hora de adiantar o relógio

O presidente Michel Temer (MDB) recuou e decidiu manter o início do horário de verão para a zero hora deste domingo, 4 de no­vembro, quando os relógios serão adiantados em uma hora em par­te do Brasil. No início de outubro, o governo havia anunciado que adiaria o horário de verão para o dia 18 de novembro a fim de aten­der a um pedido do Ministério da Educação por causa da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dois primeiros domingos do pró­ximo mês – dias 4 e 11.

O governo passou a ser pres­sionado a retomar a data original principalmente pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa as maio­res empresas áreas do Brasil. A entidade argumentou que a mu­dança poderia afetar cerca de 42 mil voos. “Essa mudança trará sérias consequências para o plane­jamento da operação aérea e, con­sequentemente, para os consumi­dores com volume expressivo de passageiros podendo perder voos, pois os bilhetes foram adquiridos com antecedência”, disse.

Um eventual adiamento para o dia 18 representaria a segunda mudança de data do horário de verão. A primeira foi devido ao segundo turno das eleições, que ocorre neste domingo, 28 de outu­bro. Com o fim da medida man­tida para 16 de fevereiro (quando o relógio deverá ser atrasado em uma hora), a edição 2018-2019 terá 105 dias de duração, 21 a me­nos do que em 2017-2018. No ano passado, o governo chegou a cogi­tar acabar com a mudança, que atinge sobretudo o Sudeste.

O Ministério de Minas e Energia é contra a continuidade do sistema e defende a realização de enquete para saber o que pen­sa a população. Estudos apontam que o horário não proporciona economia de energia. Isso se deve principalmente à popularização dos aparelhos de ar condicionado, item que consome muita energia. O pico de demanda atualmente ocorre no início da tarde, entre 14 horas e 15 horas, quando a tempe­ratura está mais alta.

No passado, o “vilão” da con­ta de luz era o chuveiro elétrico e o momento de maior demanda ocorria entre o fim da tarde e o início da noite, entre 17 horas e 20 horas. Em setembro, Temer deci­diu manter a existência do horário de verão mesmo após a conclusão de estudos que mostraram que a medida não proporciona econo­mia de energia.

“Tendo em vista as mudanças no perfil e na composição da car­ga que vêm sendo observadas nos últimos anos, os resultados dos estudos convergiram para a cons­tatação de que a adoção desta po­lítica pública atualmente traz re­sultados próximos à neutralidade para o consumidor brasileiro de energia elétrica, tanto em relação à economia de energia, quanto para a redução da demanda máxima do sistema”, informou na época o Ministério de Minas e Energia.

A CPFL Paulista, que atende 4,4 milhões de unidades con­sumidoras em 234 cidades do Estado de São Paulo – 290 mil somente em Ribeirão Preto –, anunciou que o horário de verão 2017/2018 gerou economia de 41,3 mil MWh no consumo de energia em sua área de conces­são. Esse volume seria suficiente para abastecer 17,2 mil famílias por um ano com um consumo mensal de 200 kWh.

A quantidade de energia eco­nomizada seria suficiente para atender uma cidade do porte de Ribeirão Preto, com quase 700 mil habitantes, por nove dias – Barre­tos por 44, Franca por 22, Jaboti­cabal por 95, Campinas por qua­tro, Bauru por 17, São José do Rio Preto por 15 dias, Araraquara por 22, Marília por 29, Paulínia por 13 e Sumaré por 16 dias.

Na edição anterior, a redu­ção estimada na área de atuação da CPFL Paulista, nos 126 dias de duração da medida, foi de 0,40% – a economia estimada em 2016/2017, de 48.286 me­gawatts/hora (MWh), seria su­ficiente para abastecer Ribeirão Preto por nove dias.

Além da economia no con­sumo de energia, outro ganho está em diminuir os riscos de sobrecarga no sistema elétrico no horário de pico de consu­mo. No período de pico, há expectativa de uma redução de 2,5 % na demanda de energia, o que contribui para reduzir a geração das termelétricas (mais caras e poluentes).

Histórico
A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, acontece há 28 anos. Os esta­dos que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Cata­rina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distri­to Federal. Em 8 de dezembro de 2008, foi assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva o decreto de número 6.558, que estabelece os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.

Enem será neste final de semana
Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, neste final de se­mana, podem acessar os cartões de confirmação da inscrição. Para consultar, é necessário acessar a página do participante, onde será exigido número do cadastro de Pes­soa Física (CPF) e senha, ou baixar aplicativo Enem 2018 no celular. O documento informa local de prova, data e horários.

Neste domingo, 4 de novembro, serão aplicadas as provas de Lin­guagens, Códigos e suas Tecnolo­gias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e no dia 11, os candidatos farão as provas de Ciên­cias da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Caso o estudante tenha problema com as informações do cartão ou dificuldade de acesso ao docu­mento, será necessário entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800616161

Neste ano, 5,5 milhões de pessoas em todo o país farão o Enem, o que significa imprimir onze milhões de cadernos de questões. As provas serão aplicadas em 1.725 municí­pios. Os participantes devem ficar atentos à entrada, neste domingo (4), quando começa o horário brasileiro de verão. O fechamento dos portões no dia da prova está previsto para as 13 horas, pelo horário de Brasília – serão abertos ao meio-dia.

Postagens relacionadas

STJ barra reajuste da tarifa de ônibus

Redação 1

Bolsonaro não sabe se vai ser candidato

Redação 1

‘Pertubardor’: Léo Lins retorna ao Municipal

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com