As últimas semanas foram de trabalho intenso nos três cemitérios sob a gestão da administração municipal – da Saudade, Bom Pastor e o de Bonfim Paulista. Desde o início de outubro, a prefeitura de Ribeirão Preto promove vários serviços de manutenção e zeladoria como poda de árvores, varrição, pintura interna e externa de muros, reparos em jazigos e capelas. Nesta sexta-feira, 2 de novembro, feriado do Dia de Finados, 150 mil pessoas devem levar flores e acender velas para os familiares e amigos que já partiram. Os sepulcrários estarão abertos hoje das sete às 18 horas.
Segundo o chefe de Divisão dos Cemitérios Municipais, Manoel Carlos Sabino, o da Saudade passou por um pente-fino nos dois últimos dias para receber os últimos ajustes internos. “A pintura e reforma de jazigos terminou”. A prefeitura também se preocupa com a dengue. Vasos com invólucros plásticos foram removidos para evitar o acúmulo de água parada e posterior criadouro do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela.
No Cemitério da Saudade, na avenida da Saudade nº 1.775, nos Campos Elíseos, na Zona Norte, inaugurado em 1893, a expectativa é de um público de 50 mil visitantes – tem cerca de 7.600 jazigos e mais de 132 mil pessoas sepultadas, em 100 mil metros quadrados de área. O do distrito de Bonfim Paulista, na rua Izokiti Menoara s/nº, no Jardim São Leandro I, Zona Sul, aguarda 20 mil visitantes – tem cerca de 1.120 túmulos, com 9.850 corpos.
Já o Cemitério Bom Pastor, na avenida das Lágrimas nº 600, no Jardim Novo Mundo, na Zona Leste, está preparado para receber 80 mil visitantes – tem 14.830 jazigos e mais de 74.641 pessoas sepultadas. De acordo com Raquel Adriana Francisquine, chefe de seção do local, são esperadas entre 70 mil e 80 mil pessoas no Dia de Finados. “Aqui nós fizemos a pintura dos jazigos que não são pintados a óleo, todos receberam tinta látex”, diz.
Para essa data, houve o reforço diário de mais seis funcionários para a limpeza, varrição e pintura. “Fizemos o conserto dos bancos de madeira e pintura deles, replantio de 26 árvores das espécies sibipiruna, manacá da serra e resedá, manutenção dos sanitários, tapa-buraco das principais ruas do cemitério, corte do gramado, coleta de entulhos, retirada diária de um caminhão de resíduos verdes e um grande esforço para colocar as pedras e placas nominativas nos jazigos, além da pintura de guia e pintura das gavetas do ossuário particular”, ressalta Raquel Adriana.
Inaugurado em 24 de junho de 1974, o primeiro sepultamento no Bom Pastor ocorreu em 3 de julho do mesmo ano. “Temos ilustres personalidades de Ribeirão Preto sepultadas aqui que recebem homenagens no Dia de Finados pelos munícipes, a exemplo do túmulo do jogador Sócrates”, conta Raquel Adriana. Tem 145 mil metros quadrados de área. No total, são 17 funcionários para o serviço operacional e cinco do setor administrativo. O único cemitério particular da cidade tem a expectativa de receber cinco mil pessoas. Haverá missas em todos os cemitérios.
Mobilização
Por determinação da Empresa e trânsito e Transporte Urbano (Transerp), o Consórcio PróUrbano disponibilizará linhas especiais de ônibus no Dia de Finados. Os ônibus sairão do Centro (Terminal Urbano) e do Cemitério da Saudade, com destino ao Bom Pastor. Neste Dia de Finados, os três cemitérios municipais disponibilizarão cadeiras de roda às pessoas com deficiência, por meio de uma parceria da prefeitura de Ribeirão Preto com as funerárias.
Os cemitérios contarão com equipes de auxiliares, funerárias e colaboradores, além do apoio da Polícia Militar e de vários órgãos municipais como Guarda Civil Municipal, Departamento de Fiscalização Geral – de olho no comércio de ambulantes –, Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU), Secretaria Municipal da Infraestrutura, Secretaria Municipal da Saúde e Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), entre outros. A Divisão de Próprios Públicos monta os palanques para celebração de missa campal nos cemitérios da Saudade e de Bonfim Paulista.
Grande parte das pessoas não visita apenas os túmulos conhecidos. Alguns túmulos são descritos como os que recebem mais visitas. Apesar de receber público menor que o do Bom Pastor, o Cemitério da Saudade tem os mais visitados neste Dia de Finados. Entre eles está o do radialista José Wilson Toni, morto em dezembro de 2005, o da Menina Izildinha, o Cruzeiro e a capela. Mas o campeão é o do Menino Zezinho.
Tido como santo para muitos, o túmulo do Menino Zezinho tem cerca de 300 placas de agradecimentos, oferendas e até objetos a simbolizar graças alcançadas. Ele nasceu em Altinópolis, em 3 de abril de 1938, e morreu em Ribeirão Preto, no dia 22 de novembro de 1947, aos 9 anos. Conta a lenda (ou a crença) que Zezinho sofria de elefantíase.
Mas, segundo o registro de óbito do menino, ele sofria de nefrite crônica (inflamação dos rins). Depois da doença, teria tido uma visão com Santo Antônio e passou a benzer pessoas. Segundo parentes, filas se formavam para receber as bênçãos do menino. Crença e fé que seguem até hoje, mais de 70 anos depois.
Programação para o Dia de Finados
Cemitério da Saudade
Avenida da Saudade, 1.775, Campos Elíseos Inaugurado no dia 30 de setembro de 1893 Área de 110.000 m² 7.604 jazigos (sem área para novas concessões) 2.622 gavetas ossuárias (muro) 133.264 pessoas sepultadas até 23/10/2018 Horário: 6h às 18h Missas: 7h – Dom Gregório 9h – Dom Moacir 16h – Dom André
Cemitério Bom Pastor
Avenida das Lágrimas, 517, bairro Jardim Novo Mundo Inaugurado em 1974 Área de 145.172m² 14.074 jazigos 4.328 valas comum 74 mil pessoas sepultadas até 23/10/2018 Horário: 6h às 18h Não haverá missa.
Cemitério de Bonfim Paulista
Rua IzokitiMenoara, s/nº (Inaugurado no ano de 1915, área de 20.000 m²) 1.140 túmulos 9.970 pessoas sepultadas até 29/10/2018 Horário: 6h às 18h Missa, às 8h, com o padre Mário Reis da Silveira.
Prestação de serviços gratuita no Dia de Finados
As empresas funerárias de Ribeirão Preto que prestam serviços de assistência familiar realizarão ações aos visitantes que forem aos cemitérios públicos da cidade e na região neste Dia de Finados. A NicácioPrev – Assistência Familiar terá uma estrutura com massagistas e enfermeiras aferindo pressão e dando dicas de saúde. A empresa vai distribuir brindes e material informativo.
O Grupo UniPrev – Prever vai disponibilizar equipes para prestar diversos atendimentos, das 7h30 às 15h, nos cemitérios Bom Pastor, Bonfim Paulista e Saudade e em cidades da região. Músicos farão apresentações de músicas clássicas. Além disso, atores profissionais, vestidos de anjo, estarão no espaço da empresa para interagir com os visitantes do cemitério Bom Pastor. A Baldochi Assistência Familiar também terá uma grande estrutura de atendimento nos cemitérios públicos municipais de Ribeirão Preto com o objetivo de oferecer conforto aos visitantes.
A Rede Ideal levará mais de 150 funcionários comuma grande estrutura nos cemitérios Bom Pastor, Saudade, Bonfim Paulista e cemitérios da região, além das cidades do Sul de Minas Gerais. Os profissionais vão aferir pressão, realizar teste de glicemias, massagens terapêuticas, distribuição de kits e jornal informativo. Um dos pontos altos é a ação dos balões, uma tradição da Ideal, que após a missa solta os balões e neles as pessoas escrevem mensagens para seus entes queridos.