Tribuna Ribeirão
Cultura

Simone Moraes abre exposição

Instalações, desenhos, site spe­cific, registros de performances e outras ações artísticas criadas pela artista visual Simone Moraes, ao longo dos últimos cinco anos, estarão em exposição no Palacete 1922 (Jorge Lobato), em Ribeirão Preto, a partir desta quinta-feira, 1º de novembro. A mostra “desa­brochar de um modo ou de ou­tro” é individual com curadoria de Galciani Neves e vai além da tradicional exposição de arte em um museu ou galeria.

O projeto propõe uma resi­dência artística de Simone Mo­raes, que transfere para o espaço do Palacete 1922 seu ateliê du­rante o período da mostra, que fica em cartaz até 8 de dezembro. Estimulando a interação criati­va com os visitantes, promove oficinas e conversas abertas ao público com a participação de artistas que são referência para a pesquisa de Simone Moraes.

Natural de Ribeirão Preto, com pesquisa e obra artística desenvolvidas entre Goiás e São Paulo, a artista tem em sua investigação vestígios de paisa­gens, estruturas orgânicas, cole­tas e expedições em ambientes naturais, produzindo um tra­balho de resgate de memória. Dessa pesquisa resultam formas, repetições e sobreposições de di­versos materiais, que se desdo­bram em objetos, intervenções, colagens, desenhos e fotografias.

Para dar ao público a dimen­são de como sua obra é desen­volvida, a mostra apresenta essa interface sensível, proposta pela artista entre os procedimen­tos de produção artísticos e as muitas paisagens e ecossistemas habitados por Simone Moraes. Durante o tempo de duração do projeto/exposição, a artista dará continuidade às suas pesquisas no ambiente do Palacete 1922. Receberá em seu ateliê, transfe­rido para Ribeirão Preto, os visi­tantes que queiram experimen­tar processos criativos para criar em conjunto.

“A curadoria da mostra pen­sou essa residência artística como uma grande instalação. O am­biente do Palacete 1922, suas por­tas, pisos, vitrais, sua memória, a resistência desse patrimônio, tudo interfere nas obras que estão ex­postas, criando uma experiência diferente de uma exposição feita em uma galeria ou museu, pensa­dos como um cubo branco”, expli­ca Simone Moraes.

Conversas e oficinas abertas ao público – A programação da mostra conta também com uma curadoria de Valquiria Prates, que promove ações para o público, re­alizando conversas e oficinas com os artistas e pesquisadores Renata Cruz, Simone Moraes, Jorge Men­na Barreto e Malu Eleuterio.

Realizado em parceria com o Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (Marp) e com o apoio do Pala­cete 1922, o projeto/exposição “desabrochar de um modo ou de outro” tem a expografia assinada por Nilton Campos. O design gráfico da exposição é feito pe­los artistas e designer Fernanda Porto e Filipe Acacio.

O projeto também colocará à disposição dos visitantes uma publicação com o catálogo das obras expostas no Palacete 1922 e informações educativas. Mais Informações, inscrições para as conversas e oficinas e agenda­mentos de grupos com o Marp pelos telefones (16) 3635-2421, 3941-0089 e pelo e-mail marp@ cultura.pmrp.com.br. O Palace­te 1922 fica na rua Álvares Ca­bral nº 716, no Centro Histórico.

Postagens relacionadas

Anitta vai ganhar estátua no museu Madame Tussauds de Nova York

Redação 1

Pai de Yudi Tamashiro morre aos 56 anos, após complicações da covid-19

Redação 1

Municipal recebe show de stand-up

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com