Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Assalto a Brink’s – Quadrilha usou armas de ‘guerra’

A Polícia Militar apreendeu, na madrugada desta terça-feira, 30 de outubro, em Hortolândia, na região de Campinas, um ar­senal que pode ter sido usado pela quadrilha que atacou a sede da Brink’s, no bairro da Lagoi­nha, na Zona Leste de Ribeirão Preto, na madrugada de segun­da-feira (29). O diretor do De­partamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior (Deinter-3), delegado João Osinski Júnior, disse na manhã de ontem que as armas de uso restrito das Forças Armadas apreendidas em um terreno podem ter sido usadas no ataque à empresa de trans­porte de valores.

Uma metralhadora ponto 50 foi apreendida. A arma tem po­der de fogo para perfurar e atra­vessar carros blindados e pode até derrubar aeronaves como helicópteros. No entanto, o dele­gado diz que a pericia da Polícia Civil fará “um confronto balísti­co” para confirmar se o arsenal pertence à quadrilha de aproxi­madamente 50 homens que ata­cou a Brink’s, trocou tiros com a PM e levou pânico e terror aos ribeirão-pretanos. O Departa­mento Estadual de Investigações Criminais (Deic), de São Paulo, colabora com o Deinter-3.

Osinski também revelou que os peritos vieram de São Paulo e coletaram impressões digitais e DNA encontrados nos carros que foram abandonados pela quadrilha em Serra Azul. O material será confrontado com o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) na tenta­tiva de identificar os criminosos – vão analisar principalmente as fichas dos indiciados por ata­ques a empresas de valores e car­ros-fortes.

Um dos supostos líderes da quadrilha, Fábio Donner Silva Martins, de 32 anos, foi bale­ado e morreu no confronto com a PM em Ribeirão Preto. Osinski diz que ele já havia sido preso em 2012, em Minas Gerais, e em 2015, no Estado de Goiás, pelo mesmo crime. O delegado acredita que a qua­drilha mineira se fundiu com a paulista que atua na região de Campinas e Hortolândia.

Para o diretor do Deinter-3, o bando é responsável pela maioria dos ataques a empre­sa transportadoras de valores e carros-fortes no Brasil e até no exterior, principalmente no Paraguai, onde pode estar um dos supostos líderes, o foragido da Justiça Diego Capistrano. A quadrilha seria responsável por outros ataques no litoral paulista e em outras regiões do país. Além do armamento de uso restrito das Forças Arma­das, um carro blindado impor­tado e sem placas foi encontra­do abandonado em Campinas. A suspeita é que tenha sido usado pelo bando na fuga.

Além da metralhadora pon­to 50 (fuzil “Barret” calibre .50, arma de guerra), a Força Tática do 48º Batalhão de Polícia Mili­tar do Interior (48º BPM/I) apre­endeu em Hortolândia, após de­núncia anônima, em um terreno no Jardim Novo Ângulo, um tambor com quatro fuzis cali­bre .556, um calibre .12, mais 25 carregadores, três coletes á prova de balas, capacetes, camuflado urbano e mais de mil munições.

O ataque à Brink’s aconteceu na madrugada de segunda-fei­ra (29), no bairro Lagoinha. A quadrilha fez um frentista refém e detonou o muro entre o posto de combustível e a empresa, para invadir o local. A Polícia Militar realizou um cerco e houve ti­roteio por duas horas. Três ho­mens foram detidos, sendo um deles ferido. O trio acabou sen­do liberado por falta de provas. De acordo com a PM, o dinhei­ro não foi levado.

Dois fuzis, um AK-47, de fabricação russa, e um Colt M4, norte-americano, foram apreen­didos. Munição de fuzil calibre nove milímetro, metralhado­ra ponto 50, capacete balístico, touca ninja, “miguelitos” para furar pneus das viaturas tam­bém foram apreendidos. Em nota, a assessoria da Brink’s in­formou que “está à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos dos fatos” e que os funcionários que estavam no local “já receberam a devida as­sistência e passam bem”.

Postagens relacionadas

Pandemia: estudo relaciona falta de sono à alta da obesidade infantil

Redação 1

PUBLICIDADE: Fórmula Ribeirão – Academia Completa

Redação 1

Repasse de ICMS supera R$ 399 mi  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com