Cmte. do CPI-I elogia ação dos policiais militares na operação que inibiu o ataque à transportadora de valores; (veja no final)
O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na noite desta segunda-feira, 29 de outubro, que Ribeirão Preto e Taubaté serão as primeiras cidades a receber Batalhões de Ações Especiais da Polícia Militar (Baeps) e Departamento de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil. As unidades ribeirão-pretanas, no entanto, serão instaladas primeiro porque, segundo o tucano, os ataques com bombas na cidade, principalmente à empresa e carros-fortes que transportam valores, “são recorrentes”.
“Ribeirão Preto será uma delas porque o problema, infelizmente, é recorrente. Taubaté será a segunda. A terceira nós estamos decidindo. Serão três batalhões especiais, cada um com 300 policiais militares – é a Força Tática e a Rota, é a elite da elite”, declarou. Questionado sobre o prazo para a instalação dos Baeps, Doria informou que isso ocorrerá “no mais curto espaço de tempo possível”. “Vamos preparar a tropa fisicamente para colocá-la e locá-la exatamente onde ela deverá estar. Mas não será apenas a Polícia Militar, Ribeirão Preto terá também o Deic “.
Ele não quis definir uma data para instalação das unidades porque só vai assumir o governo do Estado de São Paulo em 1º de janeiro. No entanto, afirmou que vai conversar com o atual governador Márcio França (PSB) na tentativa de agilizar os trâmites. “O menor prazo possível. E veloz. Comigo as coisas são aceleradas. Mas nos tempos que fazer isso evidentemente a partir do momento que assumirmos o governo. Espero até que o próprio governador Marcio França tome as medidas necessárias. Ele continua sendo governador até o dia 31 de dezembro. Mas a partir de 1° de janeiro os Baeps começarão a ser implantados e também os Deics”, emendou.
“Volto a lembrar que a investigação criminal, a inteligência da polícia, evita que os crimes se repitam. O mesmo tipo de crime se repita. Aí é ação da polícia civil, polícia militar conjuntamente e obviamente vamos integrar também as guardas metropolitanas para melhorar o cinturão de proteção às cidades. Ribeirão Preto será nossa prioridade. Na sequência, vale do Paraíba, onde também a incidência do crime cresceu muito nos últimos meses.”
Na madrugada desta segunda-feira, uma quadrilha fortemente armada atacou a sede da Brink’s, na Lagoinha, na Zona Leste da cidade. Houve uma intensa troca de tiros e um bandido morreu. Até linhas de ônibus tiveram de ser desviadas devido aos bloqueios. Com armamento pesado – até fuzis AK-47 o bando portava –, a quadrilha atacou a empresa de transporte de valores por volta das duas horas e o tiroteio invadiu a madrugada.
Houve explosões, carros foram incendiados e um frentista foi feito refém. Dois suspeitos foram presos. Sete carros usados pelos bandidos foram encontrados em um canavial em Serra Azul. A ação assustou a vizinhança. Em 5 de julho de 2016, outro bando explodiu a sede da Prosegur, na avenida da Saudade, nos Campos Elíseos. Vários carros-fortes foram alvo de quadrilhas nas estradas da região.
A cidade registra também um alto número de furtos, homicídios e estupros neste ano, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP). Atualmente, o Comando de Policiamento do Interior (CPI-3) compreende sete batalhões territoriais, sediados nas zonas Sul e Norte de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertãozinho. A área coberta pelo comando abrange 93 municípios e 39 distritos no total, com população estimada em 3,83 milhões de pessoas. São quatro mil PMs que, diariamente, levam mil viaturas às ruas em toda região.
Segundo dados de fevereiro da SSP-SP, com base na Lei de Acesso à Informação, pelo 16º ano consecutivo, a Polícia Civil encolheu na Seccional de Ribeirão Preto. No mês passado, 351 policiais estavam locados no município e outras 14 cidades da região, 115 a menos do que há cinco anos. Desde 2002, a corporação já perdeu 35% de seu efetivo sem reposição.
Na entrevista à Rede Globo, Doria também afirmou que seu vice, Rodrigo Garcia (DEM), comandará sua equipe de transição, mas que ainda não foram definidos os nomes que ocuparão as secretarias em seu governo. Ele prometeu diminuir o total de pastas e criar uma Secretaria do Interior, para que os “prefeitos não tenham que sair de sua cidade para fazer périplo” com o governo do estado na capital. Doria também voltou a dizer que levará o Corujão da Saúde, programa para realização de exames médicos, para todo o estado.
Com 100% das seções apuradas, João Doria foi eleito governador de São Paulo com 51,75% dos votos válidos (10.054.160 votos). O atual governador, Márcio França, obteve 48,25% dos votos válidos (10.248.653 votos). Os votos em branco totalizaram 4,08%, os nulos, 13,71%, e abstenções, 21,78%. Em Ribeirão Preto, o tucano obteve 166.728 votos contra 112.199 do peessebista. Percentualmente, o ex-prefeito de São Paulo ficou com 59,77% dos 278.927 votos válidos, e o atual governador do Estado com 40,23%. Os votos brancos e nulos totalizaram 58.872 votos.
Comte. do CPI-3 – RP, Cel. Carlos Alberto Machado, grava mensagem aos Policiais
O Comandante do CPI-3 de Ribeirão Preto, Coronel Carlos Alberto Machado, gravou um vídeo com mensagem de cumprimentos e elogios aos Policiais que participaram da ocorrência de Tentativa de Roubo, na Brinks, na madrugada da última segunda-feira (29). Veja a íntegra da mensagem: