O Botafogo concretizou nesta quarta-feira a contratação do meio campista Denílson como primeiro reforço para o elenco que disputará o Campeonato Paulista e o Brasileirão da Série B em 2019.
“O Botafogo é um clube centenário, com tamanha tradição, que inicia um novo ciclo em sua história. É uma satisfação poder participar deste projeto e colaborar para o engrandecimento deste clube e do futebol de Ribeirão Preto. Vou me esforçar com meus companheiros para encher o torcedor de orgulho”, disse Denílson.
Com passagens pelo São Paulo e Arsenal-ING, o atleta atende ao perfil desejado pela diretoria de futebol e comissão técnica.
“É uma felicidade poder anunciar o Denílson, atleta com experiência em grandes clubes do futebol mundial e dotado de alta capacidade técnica. A motivação que ele demonstrou em se juntar a esta nova fase do Botafogo nos anima para temporada de 2019”, afirmou Léo Franco, executivo de futebol do Pantera.
Carreira
Denílson chegou ao São Paulo quando tinha apenas 12 anos de idade e era atacante. Por ter facilidade em marcar e armar o jogo, logo passou a atuar no meio-campo nas categorias de base. Em 2005 chegou ao time profissional e foi levado por Paulo Autuori para o Mundial de Clubes, mas não entrou em nenhuma partida. Sua permanência no São Paulo foi até o ano seguinte, quando foi negociado com o Arsenal, da Inglaterra por três milhões e meio de libras.
No time inglês ele permaneceu até 2011, quando retornou ao São Paulo por empréstimo de um ano, que acabou renovado por igual período em 2012. No ano seguinte o Arsenal rescindiu o contrato de Denílson, que pôde assinar por quatro temporadas com o Tricolor.
Depois disso, o atleta foi negociado por R$ 10 milhões com a Al-Wahda dos Emirados Árabes Unidos, foi emprestado ao Cruzeiro, em 2016, e ao final do ano voltou ao time ao qual pertencia.
Na seleção brasileira foi convocado pelo técnico Dunga para um amistoso contra a Suíça, em 2006, mas não chegou a jogar. Foi capitão nas seleções brasileiras de base desde o sub-15. Pelo sub-17 conquistou o Sul-Americano, em 2005.
Foto: Raul Ramos