Duas pesquisas do Hospital das Clínicas concorrem ao Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica 2018: “Transplante autólogo de células-tronco para tratamento de esclerose sistêmica” (publicada neste Tribuna em meados de julho) e “Menos insulina, menos sequelas e mais qualidade de vida para pessoas com diabetes tipo 1”. Os dois estudos concorrem na categoria “Inovação em Tratamento”.
Concebida pelos grupos Dasa e Abril com a curadoria da revista “Saúde”, a iniciativa visa reconhecer, valorizar e divulgar estudos, campanhas e outros trabalhos que estão mudando o jeito de propiciar mais qualidade de vida à população brasileira. Por isso, são prestigiados desde experimentos laboratoriais até ações de cunho assistencial.
A premiação é dividida em cinco categorias: “Inovação em Prevenção”, “Inovação em Medicina Diagnóstica”, “Inovação em Genética”, “Inovação em Tratamento” e “Inovação em Medicina Social”. Centenas de trabalhos foram submetidos a um júri técnico, que conta com alguns dos maiores nomes da ciência e saúde do país. Por meio dessa análise, a comissão organizadora escolheu três projetos finalistas por categoria.
O vencedor
Até 25 de outubro acontece a etapa de votação popular, que soma pontos extras aos trabalhos preferidos do público em geral. Essa pontuação é inferior à do júri técnico, mas pode ajudar em caso de empate, por exemplo. Para conhecer com mais detalhes cada finalista e participar da votação popular acesse https://saude.abril.com.br/ medicina/conheca-os-finalistas-do-premio-abril-dasa-de-inovacao-medica/.