Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) aponta que, pelo 15º ano consecutivo, as melhores rodovias do país são estaduais paulistas. A dos Bandeirantes (SP-348) é considerada a melhor do país pelo sétimo ano consecutivo. Em segundo lugar, aparecem a Dom Pedro I e a SP-340, que formam a ligação Campinas-Jacareí, seguidas da SP-225, que liga o município de Bauru à Itirapina.
A pesquisa, divulgada em Brasília, apresenta um ranking no qual 18 das 20 melhores rodovias do país são concessões estaduais paulistas fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Outro dado apurado pelos técnicos da CNT que foram a campo e avaliaram 107,1 mil quilômetros de rodovias demonstra que a malha rodoviária que passa por São Paulo é a melhor do Brasil, com 78% de sua extensão classificada como ótima ou boa.
Considerando todo o país, 57% dos trechos avaliados apresentaram estado geral com classificação regular, ruim ou péssima. Na região de Ribeirão Preto, vários trechos de rodovias aparecem entre os 20 melhores. A Rodovia Anhanguera (SP-330), que liga São Paulo a Uberaba (MG), foi classificada como ótima e aparece em quarto lugar. É administrada pelas concessionárias Autoban, Autovias, Intervias e Entrevias.
Em quinto está a Brigadeiro Faria Lima (SP-3260, que ligação Barretos a Bueno de Andrade, também classificada como ótima. O trecho é administrado pelas concessionárias Triângulo do Sol e Tebe. Na oitava posição está o grupo que inclui as rodovias Antônio Machado Sant´Anna (SP-255, liga Ribeirão Preto a São Carlos e Araraquara), Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Jr. (SP- 318), trecho da Anhanguera, Cândido Portinari (SP-334) e Rod. Engenheiro Ronan Rocha (SP-345, Franca). Classificado como ótimo, o trecho é administrado pela Autovias.
Em 11° estão as rodovias Carlos Tonani (SP-330) e Laurentino Mascari (SP-333). Classificado como ótimo, o trecho é administrado pela concessionária Triângulo do Sol. Por fim, em 18° aparece o conjunto formado pelas rodovias
Armando Salles de Oliveira (SP-322), José Della Vechio (SP- 323), Orlando Chesini Ometto (SP-330), Comendador Pedro Monteleone (SP-351) e Anhanguera. Classificado como bom, o trecho que liga Ribeirão Preto a Cantanduva e Taquaritinga é administrado pelas concessionárias Tebe e Entrevias.
“O levantamento da CNT é de extrema importância não apenas porque qualifica o trabalho diário que fazemos junto às concessionárias, mas também porque aponta onde ainda é possível atuarmos para melhorar ainda mais as rodovias paulistas”, avalia Giovanni Pengue Filho, diretor geral da Artesp. A importância de uma malha viária em boas condições está diretamente ligada a segurança, economia e também ao meio ambiente.
De acordo com a CNT, as más condições do pavimento das rodovias representam acréscimo médio do custo operacional do transporte da ordem de 26,7%. As deficiências impactam a manutenção dos veículos, com maior desgaste de pneus e freios e aumento do consumo de combustível. São prejuízos que a malha concedida de São Paulo não agrega aos seus usuários.
Está é 22ª edição da Pesquisa Rodoviária da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A malha viária paulista sob concessão tem 8,4 mil quilômetros. Em 16 anos de programa, os investimentos somam R$ 101,8 bilhões, considerando a execução das obras e a manutenção, segundo a Artesp.
Estradas da região no ranking da CNT
1°) Ligação São Paulo – Limeira; SP-310 / SP-348 Rod. dos Bandeirantes – Classificado como ótimo, o trecho é administrado e operado pela concessionária Autoban
2º) Ligação Campinas – Jacareí; SP 065 – Rod. D. Pedro I e SP 340 Rod. Gov. Adhemar Pereira de Barros – Classificado como ótimo, o trecho é administrado pelas concessionárias Rota das Bandeiras e Renovias
3º) Ligação Bauru – Itirapina; SP 225 – Rod. Comte. João Ribeiro de Barros e Rod. Eng. Paulo Nilo Romano – Classificado como ótimo, o trecho é administrado pela concessionária Centrovias
4º) Ligação São Paulo – Uberaba – SP 330 – Rod. Anhanguera – Classificado como ótimo, o trecho é administrado pelas concessionárias Autoban, Autovias, Intervias e Entrevias
5º) Ligação Barretos – Bueno de Andrade – SP 326 – Rod. Brig. Faria Lima – Classificado como ótimo, o trecho é administrado pelas concessionárias Triângulo do Sol e Tebe
6º) Ligação São Paulo – Taubaté – SP 070 – Sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto; Classificado como ótimo o trecho é administrado pela Ecopistas
7º) Ligação Limeira – Limeira – São José do Rio Preto – SP-310/ SP-330 – Rod. Washington Luís e Rod. Rod. Anhanguera; Classificado como ótimo, o trecho é administrado pelas concessionárias Autoban, Triângulo do Sol e Centrovias
8º) Ligação Araraquara – São Carlos – Franca – Itirapuã – SP-255/SP-318/SP-334/SP-345 – Rod. Antônio Machado Sant´Anna, Rod. Eng. Thales de Lorena Peixoto Jr., Rod. Anhanguera, Rod. Cândido Portinari e Rod. Eng. Ronan Rocha; Classificado como ótimo, o trecho é administrado pela concessionária Autovias
9º) Ligação Tietê – Jundiaí – SP-300 – Rod. Marechal Rondon e Rod. D. Gabriel Paulino Bueno Couto; Classificado como ótimo, o trecho é administrado pela concessinoária Rodovias das Colinas
10°) Ligação São Paulo – Itaí – Espirito Santo do Turvo – SP-280/SP-255 Rod. Castello Branco e Rodo. João Melão; Classificado como ótimo, o trecho é administrado pelas concessionárias ViaOeste, Rodovias das Colinas e SPVias
11°) Ligação Ribeirão Preto – Borborema – SP- 330/SP-333 – Rod. Carlos Tonani e Rod. Laurentino Mascari; Classificado como ótimo, o trecho é administrado pela concessionária Triângulo do Sol
18°) Ligação Catanduva – Taquaritinga – Ribeirão Preto – SP 322/SP 323/ SP 330/ SP 351; Rodovias Armando Salles de Oliveira, José Della Vechio, Orlando Chesini Ometto; Comendador Pedro Monteleone e Anhanguera; Classificado como bom, o trecho é administrado pelas concessionárias Tebe e Entrevias