Tribuna Ribeirão
Saúde

Saúde diz que distribuição de remédios está normal

Levantamento atualizado nesta quarta-feira, 17 de outu­bro, pela Divisão de Farmácia e Apoio Diagnóstico da Secretaria Municipal da Saúde, responsá­vel pela compra e distribuição de medicamentos na rede públi­ca de Ribeirão Preto, aponta que dos 350 itens distribuídos nas 43 farmácias do município, a falta atinge apenas quatro itens.

O acompanhamento feito se­manalmente mostra que a aqui­sição dos quatro medicamentos foi afetada por problemas pon­tuais. Em dois casos, a causa foi por licitação fracassada, mas com resolução para os próximos dias. O relatório justifica, ainda, que para um dos medicamentos há terapias alternativas na rede, que substituem a demanda para a população.

Para o outro medicamento, em falta pelo mesmo motivo, foi feita compra emergencial para suprir a terapia adotada aos pacientes. No terceiro item, o atraso na entrega pelo fornece­dor resultou na falta, mas já em processo de resolução e o quarto caso, o medicamento está indis­ponível no mercado.

O secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, ressalta que quando assumiu a pasta, em janeiro de 2017, se deparou com uma crise instalada no fornecimento de me­dicamentos na rede de saúde da cidade, quando havia 69 itens em falta nas prateleiras das farmácias municipais. A partir disso, hou­ve um grande choque de gestão com saneamento das dívidas e pagamento de fornecedores em atraso, que não queriam mais vender para a Prefeitura.

“Desde que assumi a pasta, acompanho e controlo semanal­mente o fornecimento de medica­mentos à população e nunca mais houve desabastecimento para os pacientes que dependem de re­médios. O objetivo é garantir o fornecimento de todos os medica­mentos na rede pública de saúde, portanto, enfrentaremos e trans­poremos todos os obstáculos, mesmo os que fogem momenta­neamente do nosso controle para suprir as necessidades da popu­lação”, disse Sandro Scarpelini.

Consulta de medicamentos via aplicativo Saúde Digital – A população pode acompanhar a disponibilidade de medicamen­tos na rede pública de Ribeirão Preto pelo aplicativo “Saúde Di­gital”. O app permite ao usuário consulta do estoque de medica­mentos da prefeitura de Ribeirão Preto, a disponibilidade na rede e item receitado pelo médico.

O aplicativo “Saúde Digital” permite, ainda, ao usuário pes­quisar data, horário e local de consultas médicas, acompanhar faltas, agenda de vacinação, ve­rificar a disponibilidade do re­sultado de exames e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Para acessar o “Saúde Di­gital”, o paciente precisa ter em mãos o número do cartão na­cional de saúde e do Hygia. In­seridos no sistema, o usuário di­gita seu e-mail para receber uma senha. Para começar a receber as notificações, o usuário precisa “atualizar o cadastro”, tanto no site como no aplicativo.

Postagens relacionadas

Estado de SP tem transmissão comunitária e projeta pelo menos 460 mil infectados

Redação 1

Infogripe indica que 13 capitais têm tendência de avanço da covid-19

Redação 1

Idosos de 64 anos – Mais 5.200 idosos receberão 2ª dose

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com