A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) vai começar a multar, a partir da próxima segunda-feira, 22 de outubro, o motorista que desrespeitar a faixa exclusiva de ônibus na rua Américo Brasiliense, no trecho entre as ruas José Bonifácio e Visconde de Inhaúma, na região central da cidade. A autuação teria início na última segunda-feira (15), mas o prazo foi prorrogado em uma semana para ações de orientação.
A alteração tem o objetivo de aumentar o período de adequação dos condutores quanto à nova sinalização. Com o início da operação da Estação Praça da Bandeiras e suas três plataformas de embarque e desembarque de passageiros, 30 linhas de ônibus passaram a circular pela Américo Brasiliense, sendo aproximadamente 80 ônibus por hora, com um atendimento de mais de 17 mil usuários por dia.
Assim, o Departamento de Trânsito da Transerp implantou a nova sinalização com o objetivo de garantir a fluidez na circulação dos ônibus, menor tempo de viagem e pontualidade no serviço do transporte coletivo. Com a faixa exclusiva, a empresa sinalizou o lado direito da Américo Brasiliense com pintura no pavimento e placas de regulamentação. O lado esquerdo da via contará com proibição de parada e estacionamento.
A partir de agora, os veículos particulares poderão circular na faixa direita somente para realizar conversão à direita ou acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial. Nos próximos 30 dias, a Transerp irá orientar motoristas e comerciantes sobre a necessidade de adequação à nova situação, colaborando para um trânsito melhor na região central.
Comerciantes
A Transerp orienta que os comerciantes utilizem, para carga e descarga de materiais, as ruas transversais à rua Américo Brasiliense, como as ruas José Bonifácio, Saldanha Marinho, Amador Bueno, Álvares Cabral, Tibiriçá ou Visconde de Inhaúma, já devidamente sinalizadas e preparadas para este tipo de operação.
Infração
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desde 12 de setembro, os agentes estão apenas orientando os condutores, mas, a partir de segunda-feira, começarão a aplicar as multas.
O superintendente da Transerp, Antônio Carlos de Oliveira Júnior, diz que o objetivo da faixa exclusiva é garantir a fluidez ao trânsito. “O objetivo é melhorar a fluidez do transporte coletivo, fazer com que o usuário tenha mais rapidez, que esse ônibus saia do Terminal Evangelina de Carvalho Passig – na região da Baixada – e transite pela Américo Brasiliense com velocidade, e que tenha pontualidade”, afirma.