Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

RP ‘ganha’ 12 leis por mês

Levantamento feito pelo Tribuna através de uma nova ferramenta de transparência pública do Portal da Câmara de Vereadores revela que, de 1º de janeiro a 11 de outubro deste ano, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) já sancionou 127 leis municipais, sendo 86 originárias de pro­jetos de lei e 41 de projetos de lei complementar. Segundo a plataforma, deste total, 71 foram propostos pelo Executivo e ver­sam, na maioria, sobre despesas e receitas municipais.

Já os outros 56 foram feitos a partir da iniciativa dos verea­dores e tratam dos mais diferen­tes temas, como, por exemplo, o de autoria de Paulo Modas (Pros) que obriga o município a divulgar, mensalmente, rela­tório sobre a qualidade da água e sobre o tratamento de esgoto. Vale lembrar que dos projetos sancionados, 23 deram entrada na Câmara no ano passado e 104 são de 2018 – todos da atual legislatura. A média é de mais de doze sanções por mês, três novas leis por semana.

Até 11 de outubro o Exe­cutivo também vetou, total ou parcialmente, outros 34 proje­tos propostos pelos vereadores. Estes vetos, contudo, foram derrubados pelos vereadores e promulgados pela presidência da Casa de Leis. A pesquisa não contabiliza por autor as propos­tas vetada e nem os que, apesar de recusados, tiveram a ideia en­campada pela prefeitura.

Apenas para exemplificar, este é o caso da lei que garan­te fé pública aos profissionais de advocacia de autoria do Executivo, sancionada em 14 de agosto, que foi elaborada a partir de proposta de Alessan­dro Maraca (MDB). Dentre todos projetos que receberam a sanção de Nogueira, até o momento, a maioria foi ela­borada pela Mesa Diretora da Câmara, com nove propostas.

O segundo lugar é de Jean Corauci (PDT), com cinco projetos. Na sequência apare­ce Mauricio Vila Abranches (PTB), com quatro, e Marcos Papa (Rede), Ariovaldo de Souza, o “Dadinho” (PTB), Glaucia Berenice (PSDB) e Paulo Modas com três cada. “Fico contente em ter minhas propostas e trabalho reconhe­cidos”, afirma Corauci.

O que é a nova ferramenta – Implementada no começo de 2018, a ferramenta “Open Legis” permite que o munícipe acom­panhe o dia a dia de seu verea­dor, tenha acesso as proposituras apresentadas por ele e acompa­nhe o percurso que elas percor­rem até serem sancionadas ou rejeitadas, seja pelo Executivo ou Legislativo. Para acessar a ferra­menta basta acessar o site da Câ­mara, ir no link sessões, depois clicar em relatórios em geral e escolher o tipo de pesquisa que deseja fazer. Se quiser pesquisar uma matéria específica basta cli­car https://publico.camararibei­raopreto.sp.gov.br

De acordo com o presiden­te da Câmara, Igor Oliveira (MDB), o Legislativo tem tra­balhado para aumentar, através de seu sítio eletrônico, o acesso da população a todas as infor­mações institucionais. “Des­de o início do ano, uma nova ferramenta foi implementada o que permite um monitora­mento mais fácil e em tempo real de tudo o que acontece no Legislativo. Com isso aumenta o interesse da sociedade pelo que acontece na Casa de Leis e consequentemente a participa­ção do cidadão no dia a dia da Câmara”, diz o parlamentar.

Os projetos sancionados
De 1º janeiro a 11 de outubro
Projetos de lei – 86 Projetos de lei complementar – 41 Total – 127
Projetos vetados – total ou parcialmente
Projetos de lei – 28 Projetos de lei complementar – 06 Total – 34
Projetos sancionados – por autor
1 – Mesa da Câmara – 09 2 – Jean Corauci – 05 3 – Mauricio Vila Abranches – 04 4 – Marcos Papa, “Dadinho”, Gláucia Berenice e Paulo Modas – 03 cada

Postagens relacionadas

GCM encontra drogas em “churrasqueira”

Luque

Saúde orienta farmácias sobre testes para HIV, sífilis e hepatites

Redação 2

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na zona Leste

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com