Tribuna Ribeirão
Saúde

GCM mobilizada na doação de sangue

FL PITON/CCS

Quarenta servidores públi­cos de Ribeirão Preto partici­param nesta quinta-feira, 11 de outubro, de uma ação solidária de doação de sangue. Para co­memorar o Dia Nacional das Guardas Civis Municipais, ce­lebrado na quarta-feira (10), os voluntários fizeram a doação em massa ao banco de sangue do Hemocentro do Hospital das Clínicas Unidade Campus.

“Ano passado nós tivemos 15 guardas doando sangue, este ano chegamos a 40 doadores – aumento superior a 150%. É a conscientização das pessoas sobre a importância da doa­ção de sangue, principalmente nesta época. Vamos ter o feria­do prolongado e é importante que o Hemocentro tenha sangue para atender uma emergência”, ressalta o GCM Fortuna, supe­rintendente interino da Guarda Civil Municipal.

Segundo a assistente social do Hemocentro, Marina Braga, o es­toque de sangue de Ribeirão Preto está abaixo do normal para alguns tipos sanguíneos. “Estamos com o A negativo com 35 bolsas, quando o mínimo são 41; para fator O negativo está com 19, quando o normal é 77; e para O positivo temos 81 bolsas quando o nor­mal é 341”, esclarece.

O GCM Grejje é doador de sangue desde os 19 anos. Ele é AB negativo, um tipo raro. “Sempre que possível venho doar. Toda vez que o Hemocentro liga venho doar para incentivar os colegas de trabalho e amigos a doarem tam­bém”, conta. A grande maioria dos guardas municipais que fo­ram ao Hemocentro nesta quin­ta-feira já é doadora de sangue.

“O ano todo eles praticam a doação, mas instituir um dia mes­mo é esse para comemorar o Dia Nacional dos Guardas Civis Mu­nicipais. Em outubro do ano que vem teremos novamente a cam­panha e espero com uma adesão ainda maior”, disse Fortuna.

O Hemocentro Ribeirão Preto é responsável pelo abastecimen­to de sangue de seis hospitais da cidade: HC Campus, Unidade de Emergência (HC-UE), Santa Casa, Mater e Beneficência Por­tuguesa. “São 4.500 bolsas de san­gue por mês, sendo que só o HC consome duas mil bolsas”, explica Marina Braga.

O Hemocentro-RP também fornece sangue para uma área de cobertura composta por 230 mu­nicípios e cerca de 150 hospitais da Região Metropolitana e macror­região de Ribeirão Preto.

“Para nós é importante que campanhas como essa da GCM de Ribeirão Preto seja sistêmica. O homem pode doar quatro vezes e a mulher três vezes por ano. A po­pulação brasileira não tem o hábi­to da doação, então, se todo mun­do doasse com essa regularidade a gente não teria falta”, enfatiza.

Há três anos para suprir a falta de doadores regulares, o Hemo­centro de Ribeirão Preto também oferece transporte “Leva e Traz” para grupos de funcionários de empresas ou instituições que te­nham interesse em doar. O telefo­ne para os interessados é o 0800-979 6049.

A unidade sede (Campus da USP) atende na rua Tenente Ca­tão Roxo nº 2501, bairro Monte Alegre, de segunda a sexta-feira das sete às 13 horas, e aos sába­dos, domingos e feriados das sete horas às 12h30. O Posto de Coleta (Centro da Cidade) funciona na rua Quintino Bocaíuva nº 470. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados das sete horas às 12h30.

Postagens relacionadas

Anvisa suspende autorização de uso de medicamento contra covid-19

William Teodoro

Coronavírus – País ultrapassa 702,4 mil óbitos

William Teodoro

Planos de saúde ganham mais de 800 mil usuários em um ano

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com