Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Nossa Senhora – Romaria deve atrair 50 mil pessoas a RP

ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO

Nesta sexta-feira, 12 de ou­tubro, será realizada a 49ª edição da tradicional Romaria de Nos­sa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, evento de fé e devoção celebrado há quase cinco déca­das em Ribeirão Preto. Em 31 de agosto de 1969, o subtenente da Polícia Militar Luiz Gonzaga do Carmo criou um monumen­to para a padroeira do Brasil ao lado da Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim.

Quarenta e três fiéis cami­nharam dez quilômetros, da Paróquia Santa Maria Goretti, na Vila Virgínia, Zona Oeste até a igreja de Bonfim Paulista. A cada ano o número de peregri­nos aumenta. A expectativa em 2018 é reunir 50 mil devotos da cidade e da Região Metropolita­na e contará com carros de apoio para acompanhar os romeiros. No ano passado, mais de 40 mil fiéis compareceram.

Os organizadores consideram o número de anos da romaria, portanto esta seria a 49ª – em cer­ta ocasião a imagem da santa foi roubada e os peregrinos resolve­ram realizar duas caminhadas no mesmo período, por isso tem gen­te que considera a deste ano a 50ª. Desde 21 de julho de 2016, por iniciativa do vereador Paulo Mo­das (Pros), o evento é considerado patrimônio cultural, histórico e imaterial do município.

A concentração será no pá­tio da Câmara de Vereadores, na avenida Jerônimo Gonçalves nº 1.200, Vila República, a partir das cinco horas, com a recepção do andor de Nossa Senhora Apareci­da. O evento contará com a apre­sentação dos “Meninos de Bon­fim” Luis Gustavo e Luis Augusto, em parceria com João Leonetti. Haverá cantos e orações na voz de Anderson Nogueira. Às 5h40, com a chegada do andor de Nos­sa Senhora Aparecida, o padre vai dar a benção á santa.

Em seguida, começa a cami­nhada de doze quilômetros até o distrito de Bonfim Paulista. A chegada na Paróquia Senhor Bom Jesus de Bonfim, na rua Coronel Furquim nº 389, está prevista para as dez horas, com a benção do pa­dre Mário Reis, e a seguir celebra­ção da Santa Missa pelo arcebispo metropolitano, dom Moacir Silva.

O evento contará com todo apoio e estrutura para a ca­minhada, inclusive sanitários químicos para os romeiros. O trajeto terá o acompanhamento de veículos para qualquer even­tualidade. Serão realizados aferi­ção de pressão arterial e testes de diabetes. A ações são promovi­das pela Rede Ideal.

Como ocorre todo ano nesta data, a Secretaria Municipal da Cultura e a Administração Re­gional de Bonfim Paulista orga­nizam a caminhada religiosa com o andor que conduz a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que, durante todo o ano, encontra-se junto ao altar da referida paróquia. Tem ainda o apoio da Guarda Ci­vil Municipal e da Polícia Militar.

No ano passado, a 48ª edição da romaria celebrpu os 300 anos do encontro da imagem da Nossa Senhora Aparecida. Em outubro de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Gar­cia foram encarregados de con­seguir peixe para o banquete que Vila de Santo Antônio de Guara­tinguetá iria oferecer a dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época tam­bém era o governador da Provín­cia de São Paulo e Minas Gerais.

Após várias tentativas de pes­ca, os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida, rio abaixo, a cabeça. Ao colocar a imagem dentro do barco, os pes­cadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, enche­ram as suas redes com uma quan­tidade abundante de peixes. Nas­cia ali uma devoção.

A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) e o Consórcio PróUrbano, que detém a conces­são do transporte coletivo urbano na cidade, deverão disponibilizar uma linha especial com no mí­nimo 20 ônibus para fazer o per­curso Ribeirão Preto-Bonfim Paulista e vice-versa. Eles sairão com destino ao distrito entre cinco e oito horas da manhã, com intervalo de dez minutos. Na volta, vão atender das onze às 15 horas, também com dez minutos de intervalo máximo.

Postagens relacionadas

Sincomerciários promove baile com show da Banda Sinal Verde

Redação 2

Incêndio interdita rodovias na região

Luque

Minha Casa, Minha Vida é reparação histórica com o povo, diz Lula

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com