Tribuna Ribeirão
Economia

Fim de ano – ‘Festas’ devem abrir 59,2 mil vagas

ALFREDO RISK

Faltando três meses para a chegada das festas de fim de ano, os setores de comércio e serviços já abriram as portas para a contratação de traba­lhadores. Para os empresários, essa pode ser a última opor­tunidade do ano para recupe­rar os prejuízos, enquanto os profissionais desempregados veem nesse período a chance de voltar ao mercado de tra­balho. Uma pesquisa feita nas capitais e interior do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que, pelos próximos meses, aproximadamente 59,2 mil va­gas serão abertas nos segmen­tos do comércio e serviços.

O número é levemente su­perior aos 51 mil novos pos­tos que foram previstos para o mesmo período do ano pas­sado. Para este ano, os dados mostram um cenário de mo­derada melhora na compara­ção com 2017. Embora ainda representem a maioria, caiu de 82% para 72% o percentual de empresários que não têm a in­tenção de fazer contratações extras nesse fim de ano. Em sentido oposto, aumentou de 13% para 17% o percentual dos que devem integrar ao menos um novo colaborador à sua equipe.

Reforçar o quadro de fun­cionários para dar conta do aumento da demanda nes­te período do ano (81%) é o motivo mais citado na hora de justificar as contratações, mas há também empresários que contratam pensando em melhorar sua competição no mercado (8%) e aqueles que se planejam para lidar com a rotatividade de funcionários (5%). A maior parte (46%) dos empresários consultados deve contratar apenas um funcionário, enquanto 28% pretendem contratar dois no­vos colaboradores.

Dentre os empresários que já contrataram ou que irão contratar neste fim de ano, 43% empregarão temporários, 33% abrirão vagas formais e 29% informais, ou seja, sem carteira assinada. Há ainda 16% de casos em que a contra­tação será terceirizada. Dentre os que recorrerão à mão-de-o­bra informal, a maioria (61%) justifica que se trata de uma contratação específica para o período natalino, sendo inviá­vel a carteira assinada. Outros 19% argumentam que dessa forma reduzirão as despesas com folha de pagamento.

O estudo mostra ainda que quem procura uma vaga de trabalho neste fim de ano deve ficar atento, pois a maioria das contratações deve ocorrer en­tre os meses de outubro (28%) e novembro (33%), segundo a avaliação dos empresários pes­quisados. De qualquer modo, há motivos para o trabalhador temporário se esforçar para permanecer no emprego com a chegada do novo ano. Em cada dez empresários que vão con­tratar funcionários temporá­rios, três (28%) planejam efeti­var ao menos um colaborador após o término do contrato. A maior parte (41%), contudo, não deve efetivar nenhum.

Considerando quem con­tratou ou pretende contratar funcionários neste ano, a re­muneração média dos novos trabalhadores deve ser de apro­ximadamente R$ 1.421,56, o que corresponde a cerca de um salário mínimo e meio. As fun­ções mais procuradas devem ser as de vendedores (28%), ajudantes (21%), balconistas (11%), recepcionistas (4%), cabeleireiros (4%), estoquistas (4%) e caixas (4%). Em média, a jornada de trabalho deve ser de sete horas diárias.

Na comparação entre gê­neros, nota-se um relativo equilíbrio: 34% dos empresá­rios devem optar por homens, enquanto 31% por mulheres e 33% mostram-se indiferentes com relação a isso. No que diz respeito à faixa etária, a idade média dos novos funcioná­rios deve ser de 28 anos. Além disso, espera-se que o novo funcionário tenha ao menos o ensino médio completo (48%). A pesquisa ouviu 1.168 empre­sários de todos os portes que atuam no comércio e ramo de serviços nas 27 capitais, entre os dias 27 de agosto a 10 de se­tembro de 2018. A margem de erro é de no máximo 3,0 pon­tos percentuais a uma margem de confiança de 95%.

Postagens relacionadas

Cruz credo! Etanol dispara nas usinas paulistas

Redação 1

Conta de luz mais cara em novembro

Redação

Vinte ‘gatos’ por dia em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com