Tribuna Ribeirão
Geral

Enem – Governo adia início do horário de verão

MARCELO CAMARGO/ AG.BR.

O Palácio do Planalto con­firmou na noite de quarta-fei­ra, 3 de outubro, que excepcio­nalmente o horário de verão só terá início este ano à zero hora de 18 de novembro, quando os relógios serão adiantados em uma hora. É a segunda mudan­ça de data. A primeira foi por causa do segundo turno das elei­ções, neste domingo (7). Agora, a alteração atende ao Ministé­rio da Educação (MEC).

A mudança ocorre por causa da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois primeiros do­mingos de novembro, dias 4 e 11. Com o fim do horário de verão mantido para 16 de feve­reiro (quando o relógio deverá ser atrasado em uma hora), a edição 2018-2019 terá 91 dias de duração, 35 a menos do que em 2017-2018. No ano passa­do, o governo Michel Temer (MDB) chegou a cogitar aca­bar com a mudança, que atin­ge sobretudo o Sudeste.

No dia 26 de setembro, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, solicitou for­malmente a Temer que adiasse o início do horário de verão. O MEC temia que candidatos pudessem perder o exame, caso ocorresse no mesmo dia da mudança dos relógios. Ou­tra dificuldade seria a logística necessária para a aplicação da prova no Norte do País, onde alguns municípios ficariam com até três horas de atraso em relação ao horário de Bra­sília – que define início e tér­mino do exame.

Um decreto do dia 15 de dezembro do ano passado de­finiu o início do horário de ve­rão para o primeiro domingo de novembro. Antes do decre­to, o Tribunal Superior Eleito­ral (TSE) havia solicitado que a mudança não coincidisse com o segundo turno das eleições deste ano, marcado para 28 de outubro. A mudança normal­mente ocorre em outubro. Só que isso levaria o segundo tur­no a ter apurações com horá­rios diferentes em alguns Esta­dos que não adotam a medida.

Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacio­nais divulgará nas próximas semanas os locais de prova do Enem. A previsão é que isso aconteça no próximo dia 22. Os candidatos poderão acessá -lo pela Página do Participan­te. Após verificarem os locais, a recomendação do Inep é que os estudantes conheçam pre­viamente o caminho que será percorrido antes da data do exame, para se familiarizarem com a rota, evitando imprevis­tos no dia.

Neste ano, 5,5 milhões de pessoas em todo o país farão o Enem, o que significa impri­mir onze milhões de cadernos de questões. Na semana pas­sada o Inep começou a enviar as provas para as 27 unidades da federação, até então, elas estavam armazenadas em um batalhão do Exército Brasi­leiro do estado de São Paulo. Somente nos dias do Enem as provas serão enviadas para os 1.725 municípios de aplicação, sempre com escolta policial e rastreamento via satélite.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: Barão Imóveis

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com