Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Praça do Skate atrai jovens da região para Altinópolis

“Eu ficava em casa o dia inteiro, não tinha nada para fazer. Só no computador ou jogando videogame. Não gostava de sair. Era assim todo o dia”. Esse é o depoimento do jovem estudan­te Everton Teixeira dos Santos, de 15 anos, mas que se encaixa no perfil de milhares de jovens brasileiros. Prova disso foram dados da Pesqui­sa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada ano passado que mostraram que 62,1% dos brasileiros, com 15 anos ou mais, não praticaram qualquer esporte ou atividade física durante o ano anterior.

Everton fazia parte de um universo de 100,5 milhões de jovens brasileiros, de um total de 161,8 milhões. Desse número, 57,3% dos jovens entre 15 e 17 anos não praticaram esportes por­que não gostavam ou não queriam.

Mas a realidade de Everton agora é outra. O jovem trocou a tela de computador e o contro­le do videogame pelo skate. Isso só foi possível por conta da construção de uma pista no bairro onde mora, no Jardim Figueiredo Walter, em Altinópolis, à 70 quilômetros de Ribeirão Preto.

Ele e outras centenas de crianças e adoles­centes passam horas e horas, principalmente nos finais de tarde, rodando de skate e desa­fiando os obstáculos. “A construção da pista foi uma promessa de campanha feita pelo prefeito José Roberto Ferracin Marques. Ele conversou com os jovens e essa era uma rei­vindicação antiga, foi uma das primeiras pro­messas de campanha que foi cumprida”, conta a presidente do Fundo Social de Solidarieda­de, Silvana Piantino Jacintho Marques.

Silvana explicou que a pista não constava no projeto inicial da praça, que fica próxima a três bairros: Figueiredo Walter, Edmar Vicentini e Ulysses Guimarães, com população de apro­ximadamente 3.500 pessoas. Além da praça, o projeto contemplado pelo PAC II, do Ministério das Cidades, possui uma EMEI – Escola Muni­cipal de Educação Infantil e um Centro Cultu­ral, tudo perto em uma grande área verde.

“Mas no local comportava a construção da pista. Foi feita uma pesquisa de como po­deríamos atender ao pedido e fazer uma pista boa, como as melhores do país. Esses recur­sos foram municipais e o resultado está sen­do maravilhoso. As crianças e jovens vieram primeiro, mas agora os adultos também, para passear ou trazer filhos e netos”, ressalta Silva­na. “E olha que a praça nem foi inaugurada. Estamos ainda trabalhando no paisagismo e outros detalhes”, completa.

Altinópolis, referência em skate
A inauguração da Praça I, hoje conhecida como a ‘Praça do Skate’, não tem data prevista. Mas ela está ficando famosa na região. Uma tendência é que Altinópolis, além de ser reco­nhecida por suas belezas naturais e pelo turismo ecológico, atraia os apaixonados pelo skate e se torne referência na modalidade. Tudo isso por conta da pista que é diferenciada e nos padrões das melhores pistas brasileiras.

Para dar mais vida à praça, antes da inaugu­ração, o Fundo Social, moradores e comercian­tes realizaram um evento com encontro de gra­fiteiros, torneio de skate, batalha de MCs e roda de break, com a presença de jovens de Altinópo­lis e cidades da região, o que ajudou a difundir ainda mais a nova atração.

“A gente trouxe um pessoal bem bacana, muito conhecido, como o Rodrigo Chov, que tem um trabalho reconhecido. O 5ª Geração Crew veio também se apresentar. Tivemos apoio de empresas. Por exemplo, a Paris 68 doou as tintas para que os trabalhos de grafite pudessem ser feitos. Foi uma festa incrível”, destaca o jovem comerciante Marcos Rodri­go dos Santos, que investiu em uma loja de skate e acessórios. “Agora temos que incenti­var ainda mais. Tem uma meninada que está andando muito e faltava um lugar como esse para eles se desenvolverem e evoluírem. Tem garotos e garotas com potencial para serem profissionais. Isso só foi possível porque fize­ram essa pista. Não tem nada igual na região e acredito que muitos outros skatistas devem vir pra cá para treinarem ou curtirem mes­mo”, aposta Marcos Rodrigo.

“Nossa ideia é organizar competições e eventos. Queremos fazer também uma escoli­nha de skate. Não tenho dúvidas que a praça se tornará importante para os skatistas da região”, finaliza Silvana.

Silvana Piantino Jacintho Marques (em destaque, à esquerda): “Nossa ideia é orga­nizar competições e eventos. Queremos fazer também uma escolinha de skate. Não tenho dúvidas que a praça se tornará importante para os skatistas da região”
Marcos Rodrigo (ao centro) com jovens skatistas: “Temos que incentivar ainda mais. Tem uma meninada que está andando muito e faltava um lugar como esse para eles se desenvolve­rem e evoluírem… Não tem nada igual na região e acredito que muitos outros skatistas devem vir pra cá para treinarem ou curtirem mesmo”
Everton Teixeira dos Santos (ao centro) trocou o videogame e computador pelo skate
Praça tem atraído jovens de várias idades durante todas as noites

Postagens relacionadas

Presidente do Vôlei Ribeirão, Lipe é anunciado pelo Taubaté

Redação

Motorista de van de entregas é sequestrada em RP

Luque

Repetição de positivos de covid-19 em atletas e técnicos deixa futebol em alerta

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com