A Polícia Federal prendeu o empresário Mateus José Andrade, de Ribeirão Preto, na manhã desta sexta-feira (28), durante a denominada Operação Fake Money. A operação investiga fraudes no Fisco federal que teria dado prejuízo de cerca de R$ 5 bilhões aos cofres públicos. O preso, que não teve sua identidade divulgada, foi levado para a sede da PF em Ribeirão Preto. Mateus é sócio da J. Andrade Assessoria Empresarial, com escritório na avenida Presidente Vargas, em Ribeirão Preto.
Nas investigações, a Polícia Federal descobriu que uma quadrilha formada por advogados, empresários e contadores comercializavam créditos tributários falsos ou prescritos para empresas compensarem seus débitos perante a receita federal.
Durante as investigações a Polícia também descobriu que a quadrilha elaborou uma cartilha com informações falsas sobre a validade dos créditos, como se o material tivesse sido produzido pela Secretaria do Tesouro Nacional. Três mil empresas já foram identificadas como vítimas.
Os policiais federais estão cumprindo outros 16 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara, Descalvado, São José do Rio Preto, Mirassolândia, Osasco, Barueri, São Paulo, Uberlândia e Curitiba. A operação tem o apoio de 74 auditores fiscais da Receita Federal. Entre os bens de um empresário de Uberlândia estava uma grande coleção de carros de luxo.