Depois de causar uma mudança na locomoção em várias cidades do mundo, a Uberagora quer lançar o carro voador. No final do mês passado, ela anunciou que o Brasil fará parte dos cinco países onde a empresa pretende realizar testes do projeto. A novidade de agora, contudo, é que a companhia acredita que o transporte com o carro voador poderá ser até mais barato do que o realizado com carro comum na modalidade UberX em algumas distâncias.
A informação veio da diretora da empresa no Brasil, Tatiana Jancovic. Em entrevista para o UOL, ela disse que o propósito é trazer uma “opção de forma conveniente e econômica” para o usuário. Contudo, ela reconhece que pode demorar até o preço ser competitivo com o das opções disponibilizadas pela Uber atualmente. “Com o amadurecimento do produto, ele pode custar menos que o UberX para alguns traslados”, disse Jancovic ao portal.
A comparação pode ser justa já que a proposta do produto não é exatamente fazer pequenas corridas, mas abarcar grandes trajetos que envolvam até mudança de cidades. No caso de São Paulo (local que participará dos primeiros testes), a proposta é que passageiros saiam do centro para as regiões metropolitanas, como as cidades sdo do ABC paulista.
Ela ainda diz que a viagem para Viracopos, nos contornos de Campinas, é um dos focos do serviço. “Várias linhas aéreas tentaram potencializar [o aeroporto], mas ele não é conveniente”, ela afirma. Como o carro voador da Uber não exige lotação máxima para fazer a viagem, o trajeto pode ser realizado somente por demanda. Para o exemplo dado pela diretora, uma viagem de UberX daria em torno de 200 reais; a expectativa é de que um passeio de carro voador até o aeroporto de Viracopos fique abaixo deste preço.
A companhia anunciou em evento no fim de agosto que vai começar a fazer os testes nos próximos seis meses. Além de São Paulo, o Rio de Janeiro será a outra cidade brasileira a participar dos testes. A Uber deve utilizar um veículo conhecido como eVTOL, assim chamado por conta de sua capacidade de levantar voo verticalmente. O carro voador parece com um grande drone, o qual pode alcançar até 320 quilômetros por hora. A companhia disse que está em contato com órgãos reguladores para começar os testes, sendo que, no Brasil, a companhia trabalha em conjunto com a Embraer.
Fonte: UOL