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Saúde é alvo de 226 reclamações por mês

De janeiro a agosto deste ano, a Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde recebeu, em média, onze reclamações por dia, a maioria delas relaciona­das à demora no agendamento de consultas em especialidades, exames e cirurgias – foram con­siderados apenas os dias úteis, já que o setor atende de segunda a sexta-feira. No total, o municí­pio registrou 1.812 queixas, mé­dia de 226 por mês.

Neste período, a demora no agendamento somou 571 recla­mações de um total de 1.812 ca­dastradas pelo setor, ou 31,5%. A dificuldade para o agendamento também representou 31% de to­dos os 10.589 atendimentos fei­tos pela Ouvidoria entre janeiro e agosto. Em segundo lugar no ranking de reclamações ficou a falta de atendimento no tele-agen­damento de consultas com 264 queixas e um percentual de 15% (veja quadro nesta página).

Segundo levantamento feito pelo Tribuna no portal da Secre­taria da Saúde, as especialida­des com maior tempo de espera são gastroenterologia adulto (80 meses, o equivalente a seis anos e meio), neurologia infantil (62 meses, ou mais de cinco anos) e neurologia adulto (58 meses, cer­ca de quatro anos e oito meses). Os dados sobre o tempo médio de espera são até o dia 4 de setembro.

Responsável pelos agenda­mentos de consultas, exames e cirurgias, o Complexo Regulador da Secretaria Municipal da Saúde afirma que estão sendo adotadas várias ações, como a organização interna de fluxos, protocolos e lo­gística com o objetivo de reduzir o tempo de espera. Um trabalho que, segundo a administração municipal, inclui ainda, a aber­tura de concurso público para a contratação de mais médicos.

Atualmente está sendo rea­lizado concurso para contratar dois neuropediatras, doze pe­diatras e dois psiquiatras Infan­til. “A secretaria tem trabalhado mais no acompanhamento das agendas e da demanda evitan­do perdas primarias. utilizamos também mais vagas dos presta­dores estaduais”, afirma a médi­ca Patricia Soares Pereira Lima, responsável técnica pelo Com­plexo Regulador.

Busca de informações – apesar do total de reclamações a Ouvidoria também tem se mos­trado um canal utilizado pela população para obter informa­ções. Dos 10.589 atendimentos realizados nos oitos primeiros meses do ano, 5.737 estão rela­cionados a este tipo de demanda (54,4%). Em segundo lugar vem as solicitações com 2.639 pe­didos (24,9%). A Ouvidora da Secretaria da Saúde funciona de segunda à sexta-feira, das nove às 15 horas pelo telefone: 3977- 9436 ou pelo e-mail: contato. ouvidoria@saúde.pmrp.com.br

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