A partir deste sábado, 22 de setembro, O Centro Cultural Palace, no Quarteirão Paulista, no coração de Ribeirão Preto, será o palco do 2º Salão Nacional de Arte Fotográfica Rodo Tórtoro – Ordem dos Velhos Jornalistas (OVJRP), organizado pelo Grupo Amigos da Fotografia (GAF) com apoio da Secretaria Municipal da Cultura.
Participam do evento fotógrafos de 13 estados brasileiros. Foram selecionadas 68 fotos para a exposição, que será aberta às onze horas de amanhã e ficará em cartaz até dia 30. A visitação vai de segunda a sexta-feira, das oito às 18 horas, no Salão Verde do Palace – mais informações pelo telefone (16) 3636-9187. O espaço cultural fica na rua Duque de Caxias nº 322, no Centro Histórico de Ribeirão Preto – ao lado do Theatro Pedro II.
Os organizadores receberam 580 imagens de 280 inscritos, de 17 estados do Brasil. O Salão Nacional premiou quatro categorias, sendo duas locais com 22 profissionais associados ao Grupo Amigos da Fotografia – com 24 fotos – e duas para fotógrafos de todo o país. A divisão ocorreu para que os “locais” não competissem com os convidados.
Na categoria preto e branco local, com a participação da Ordem dos Velhos Jornalistas, que simultaneamente promove a VII Mostra dos Escritores de Ribeirão Preto e Região, a foto “Amanhecer na praia”, de AC Tórtoro, foi escolhida pelos organizadores. O nome do salão é uma homenagem ao filho dele, já falecido. Em segundo ficou a de Nivaldo Oliveira e em terceiro, a de Tania Ivo. O júri popular escolheu a imagem “Violino” de Roseli Correa.
Na categoria cor, o vencedor foi Daniel Marinho, do Mato Grosso, mas ligado ao GAF, com uma foto do Pantanal. Nivaldo Oliveira emplacou outra imagem em segundo lugar e o terceiro foi de Denilson Rodrigues. Entre os fotógrafos que receberam menção honrosa e têm fotos na exposição estão Elza Rossato, Alfredo Risk, FL Piton, Tiago Morgan, Tania Ivo e Carlos Lagamba – o Tribuna publica trabalhos deles com freqüência.
Na categoria PB nacional, a vencedora foi Suzana Negrini, de São Paulo, com Regys Macedo em segundo e Flávio Conceição, em terceiro. Na modalidade cor quem levou o prêmio foi a foto “Desafogando”, de Alex Borja, do Amazonas, com Marcos Antonio de Lima em segundo e Márcio Nakamoto em terceiro. Estão na exposição do Salão Nacional imagens de fotógrafos dos estados de São Paulo, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.