Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Vereador quer ônibus de graça em Ribeirão

A exemplo de várias cidades ao redor do mundo que já implantaram a gratuidade no transporte coletivo de passageiros, Projeto de Lei propõe fontes de receita para o município para subsidiar as despesas

O vereador Dr. Jorge Parada (PT) protocolou na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, na tarde dessa terça-feira (18/09), um Projeto de Lei que institui a gratuidade na tarifa do transporte público no município. O objetivo do projeto é democratizar o acesso ao transporte público, oferecendo a isenção no pagamento das passagens do ônibus urbano, e oferecendo maior qualidade para os usuários do transporte coletivo.

O Projeto de Lei do Tarifa zero propõe oito formas de fontes de financiamento para custear esse benefício, são elas; Multas de Trânsito; Tarifas pagas à Transerp pelo gerenciamento do sistema; Transferência dos valores do vale-transporte ao município pelas empresas; Venda de créditos de carbono pelo município de Ribeirão Preto; Todos os recursos obtidos com a publicidade no sistema de transporte coletivo dentro e fora dos ônibus, nos pontos e abrigos, terminais e vias públicas; Dotação Orçamentária própria; Diminuição do custo do transporte coletivo com o fim do sistema de cobrança de passagens; Utilização do gás obtido do lixo, aterro sanitário e do tratamento de esgoto como combustível dos ônibus do transporte público, com consequente diminuição do custo do transporte coletivo.

Além disso a PL cria o Conselho Municipal de Transportes com poderes deliberativos e composto por 11 membros eleitos entre os cidadãos residentes em Ribeirão Preto há mais de 3 anos e maiores de 18 anos na mesma eleição dos vereadores.

“Já existem no mundo 86 cidades, em 24 países, que aboliram a cobrança pelo transporte coletivo. No Brasil já são várias experiências bem-sucedidas, como é o caso das cidades paulistas de Agudos, Jardinópolis e Paulínia, que implantaram modelos próprios de transporte gratuito e operam com sucesso esse novo sistema. Essa experiência também foi bem-sucedida em outros países, como Estônia, Estados Unidos e França, que aboliram as tarifas de todo o transporte público e, segundo as regras adotadas, os cidadãos podem viajar quantas vezes quiserem sem desembolsar nada”, Justifica o Vereador.

O Projeto de Lei foi protocolado e aguarda para entrar na pauta da Sessão Ordinária para ser votada pelos vereadores.

 

Postagens relacionadas

Governo publica medida provisória que prorroga Desenrola até 20 de maio

William Teodoro

SP amplia transporte aéreo de órgãos  

Redação 2

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com